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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72329
Type: | TCC |
Title: | Principais tendências e desafios na implementação de veículos elétricos no setor de transporte rodoviário de cargas |
Authors: | Silva, Maria Annalyanne Pereira da |
Advisor: | Sgrò, Domenico |
Keywords: | Eletrificação;Transporte de cargas;Carregamento indutivo;Carregamento plug-in;Carregamento condutivo por catenárias aéreas |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SILVA, Maria Annalyanne Pereira da. Principais tendências e desafios na implementação de veículos elétricos no setor de transporte rodoviário de cargas. 2022. 79 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O transporte de cargas é atualmente responsável por cerca de 18% da demanda de petróleo mundial, além de também representar cerca de 23% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para atmosfera terrestre, contribuindo para o aumento da temperatura do planeta. A eletrificação do setor de transporte de cargas por meio da implementação de caminhões elétricos e da construção de infraestrutura de abastecimento elétrico nas rodovias, tornou-se uma possível solução para garantir maior sustentabilidade no exercício da atividade de distribuição de mercadorias. No entanto, a descarbonização do transporte rodoviário ainda enfrenta limitações ligadas a logística, altos custos e baixa escalabilidade das tecnologias. Nesse contexto, este trabalho busca avaliar, por meio de revisão bibliográfica, as principais tendências desenvolvidas, bem como os principais desafios ligados às principais tecnologias disponíveis para eletrificação do setor: carregamento condutivo plug-in e condutivo por catenária aérea; e carregamento indutivo. O carregamento plug-in aparece como uma tecnologia voltada principalmente para distribuição em curtas distâncias, devido à limitação de autonomia dos veículos; já o carregamento indutivo e o carregamento condutivo por catenária aérea aparecem como as principais soluções disponíveis no mercado atual para transporte de cargas de longo curso, sendo que ambas as tecnologias apresentam alto custo de investimento, podendo o custo de infraestrutura do carregamento indutivo custar até cinco vezes mais do que o sistema de catenárias aéreas, uma vez que o sistema indutivo pode custar em média US$ 4.938.000 por quilômetro de rodovia e o sistema de catenárias pode custar US$ 900.000 por quilômetro de rodovia. Destaca-se também que todas as tecnologias já possuem modelos de testes implementados no mundo, sendo possível identificar os desafios técnicos e de infraestrutura associadas a cada solução como eficiência na transferência de energia e desgaste de material. O modelo de catenárias aéreas se encontra mais direcionado para o setor de transporte de cargas e é o mais consolidado no mercado até o momento. |
Abstract: | The road freight transportation is currently responsible for about 18% of the world's oil demand, besides also representing about 23% of Greenhouse Gases (GHG) emissions into the Earth's atmosphere, contributing the increase of the planet's temperature. The electrification of the sector through the implementation of electric trucks and the construction of electric supply infrastructure on the highways, has become a viable and effective solution to ensure greater sustainability in the exercise of the activity of distribution of goods. However, the decarbonization of road transportation still faces logistics problems, high costs, and low scalability of technologies. In this context, this paper seeks to evaluate, through literature review, the main trends developed, as well as the main challenges related to the main technologies available for electrification of the sector of road freight transportation: conductive plug-in charging and conductive overhead charging by catenary; and inductive charging. Plug-in charging appears as a technology designed mainly for short distance distribution, due to the limited autonomy of the vehicles. Inductive charging and conductive overhead by catenary charging appears as the main solutions available in the current market for long distance freight transportation, and both technologies have high investment costs, with the cost of inductive charging infrastructure costing up to five times more than the overhead catenary system, since the inductive system can cost na average of US$ 4,938,000 per kilometer of highway and the catenary system can cost US$ 900,000 per kilometer of highway. It is also noteworthy that all technologies already have test models implemented worldwide, where it becames possible to identify the technical and the infrastructure challenges associated with each solution such as energy transfer efficiency and material wear. The overhead catenary model is more geared towards the freight transport sector and is the most consolidated in the market so far. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72329 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias |
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