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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira Neto, Francisco Moraes de-
dc.contributor.authorParente, Renato Goersch Andrade-
dc.date.accessioned2023-05-08T19:37:17Z-
dc.date.available2023-05-08T19:37:17Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPARENTE, Renato Goersch Andrade. Caracterização dos padrões de mobilidade dos usuários de transporte público por ônibus em Fortaleza através do big data de bilhetagem eletrônica. 2021. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transporte) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72134-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
dc.description.abstractThe public transport system in Brazil has been losing demand in recent decades. Due to the important role of this system in promoting equity in access, it is essential, for transport planning, to know the mobility patterns of users and how these patterns vary spatially and temporally. In Fortaleza, even with the investment in transport policies that seek to improve the experiences of users, this drop is also perceived. However, it is not known which users are responsible for this fall, or what the characteristics of these users are, which regions they reside in or which social groups they represent. It is believed that the vast availability of data collected continuously by the Smart Card system of buses is an alternative way to characterize the mobility of users of the system. However, due to its large volume, there are complexities in transforming this data into useful information for transportation planning. This research uses clustering tools to identify and characterize user mobility patterns using Big Data generated by bus public transport system. Guided by the literature review, some hypotheses about mobility patterns are raised and about how these patterns are related to falling demand and mobility problems. Based on the hypotheses, exploratory, descriptive, and spatial analyzes of mobility indicators were carried out. These analyzes allowed the identification of mobility patterns for users of the system and helped to understand how these patterns have been changing spatially and temporally.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectBig Datapt_BR
dc.subjectAnálise da demandapt_BR
dc.subjectPadrões de Mobilidadept_BR
dc.subjectClusterizaçãopt_BR
dc.subjectCaracterização da mobilidadept_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.titleCaracterização dos padrões de mobilidade dos usuários de transporte público por ônibus em Fortaleza através do big data de bilhetagem eletrônicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO sistema de transporte público no Brasil vem perdendo demanda nas últimas décadas. Devido ao importante papel desse sistema em promover a equidade no acesso, é essencial, para o planejamento de transportes, conhecer os padrões de mobilidade dos usuários e como estes padrões variam espacialmente e temporalmente. Em Fortaleza, mesmo com o investimento em políticas de transporte que buscam melhorar as experiências dos usuários, esta queda também é percebida. Contudo, não se sabe quais sãos os usuários responsáveis por esta queda, ou quais as características desses usuários, quais regiões eles residem ou quais grupos sociais eles representam. Acredita-se que vasta disponibilidade dados coletados continuamente pelo sistema de Smart Card dos ônibus seja um caminho alternativo para a caracterização da mobilidade dos usuários do sistema. Porém, devido ao grande volume, há complexidades em transformar esses dados em informações úteis para o planejamento de transportes. Esta pesquisa utiliza ferramentas de clusterização para identificar e caracterizar padrões de mobilidade dos usuários no Big Data de transporte público por ônibus. A partir da revisão de literatura, algumas hipóteses sobre os padrões de mobilidade são levantadas e sobre como esses padrões se relacionam com a queda na demanda e com problemas de mobilidade. A partir das hipóteses, análises exploratórias, descritivas e espaciais de indicadores de mobilidade foram realizadas. Essas análises permitiram a identificação de padrões de mobilidade para os usuários do sistema e ajudaram a compreender como esses padrões vem alterando espacialmente e temporalmente.pt_BR
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