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Tipo: Tese
Título: Ponto de vista narrativo de mães que perderam seus filhos de maneira violenta: relatos de rupturas biográficas
Autor(es): Aires, Maria Neurielli Figueiredo Cardoso
Orientador: Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Palavras-chave: Narrativas;Ponto de vista;Rupturas biográficas;Morte
Data do documento: 2023
Citação: AIRES, Maria Neurielli Figueiredo Cardoso. Ponto de vista narrativo de mães que perderam seus filhos de maneira violenta: relatos de rupturas biográficas. Orientadora: Sandra Maia Farias Vasconcelos. 2023. 152 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A presente tese terá como objetivo de analisar o ponto de vista narrativo de mães enlutadas que perderam seus filhos por morte violenta considerando a questão da ruptura (MAIA-VASCONCELOS; 2022). Utilizamos como corpus narrativas autobiográficas de mães que perderam seus filhos de maneira traumática. Este corpus foi cedido por Silva (2015), e para isso pedimos autorização de duas mães por meio de um TCLE (termo de compromisso livre e esclarecido) para que pudéssemos proceder nossas análises. Para tanto, estabelecemos, como objetivos específicos: a) analisar o posicionamento narrativo do sujeito ao contar sua história considerando a noção de Ponto de vista (PDV) de Rabatel; b) descrever a distinção entre o luto por morte violenta e por não violenta levando em conta as circunstâncias do evento e a iteração das ocorrências na narrativa; c) analisar o funcionamento das narrativas autobiográficas observando a noção de ruptura segundo Maia-Vasconcelos (2022) e Bury (1982). O alicerce teórico no qual fundamentamos esses objetivos procede da conjuntura teórica que elaboramos de reflexões sobre discurso à luz das perspectivas teóricas de Bakhtin (2003) e interdiscurso sob o viés de Maingueneau (2008), Bourdieu (2003) e Maia-Vasconcelos (2022); o conceito de narrativa à luz das teorias de Pineau (1996), Maia-Vasconcelos (2005; 2018; 2022), Jerome Bruner (2014); a noção de PDV sob a perspectiva de Rabatel (2016) e Genette (1989) e aspectualidade à luz de reflexões de Castilho (1968), Godoi (1992), Lima (2009) e Travagia (2016). Os resultados mostraram uma tríade que representa estruturalmente uma narrativa analisada no âmbito dos estudos em HIVI. Essa tríade, como demonstramos na tese, é composta: pela narrativa da mãe, pela violência contra o filho e pela a ruptura marcada na perda do filho. Na narrativa da mãe encontramos o que chamamos na presente tese de PDV narrativo-vivido, pois a partir desse PDV que conseguimos analisar o posicionamento desse sujeito que narra sua história. Na outra ponta dessa triangulação, a violência é marcada pela circunstancialidade, que desencadeou essas narrativas e como a iteração se mostra peça fundamental nesse tipo de narrativa. Por fim, a construção do PDV e da noção de iteração que essas narrativas apresentam só é possível devido ao que chamamos na tese de rupturas biográficas, momento chave da vida do sujeito que vai constituir a estrutura em que o evento será narrado. Esses resultados nos permitem concluir que as análises de narrativas autobiográficas marcadas por uma ruptura precisam levar em consideração os aspectos de ponto de vista narrativo, bem como noções de aspectualidade verbal, além de poder contribuir para uma abordagem mais plural do estudo narrativo na área da Linguística.
Abstract: This thesis will aim to analyze the narrative point of view of bereaved mothers who lost their children to violent death, considering the issue of rupture (MAIA-VASCONCELOS; 2022). We used as corpus autobiographical narratives of mothers who lost their children in a traumatic way. This corpus was provided by Silva (2015), and for that we asked authorization from two mothers through an TCLE (free and informed term of commitment) so that we could proceed with our analyses. For that, we established, as specific objectives: a) to analyze the narrative positioning of the subject when telling his story considering the notion of Point of View (PDV) of Rabatel; b) describe the distinction between mourning for violent and non-violent death taking into account the circumstances of the event and the iteration of occurrences in the narrative; c) analyze the functioning of autobiographical narratives observing the notion of rupture according to Maia-Vasconcelos (2022) and Bury (1982). The theoretical foundation on which we based these objectives comes from the theoretical context that we elaborated from reflections on discourse in the light of Bakhtin's (2003) theoretical perspectives and interdiscourse under the bias of Maingueneau (2008), Bourdieu (2003) and Maia-Vasconcelos (2022) ; the concept of narrative in light of the theories of Pineau (1996), Maia-Vasconcelos (2005; 2018; 2022), Jerome Bruner (2014); the notion of PDV from the perspective of Rabatel (2016) and Genette (1989) and aspectuality in the light of reflections by Castilho (1968), Godoi (1992), Lima (2009) and Travagia (2016). The results showed a triad that structurally represents a narrative analyzed within the context of HIVI studies. This triad, as we demonstrate in the thesis, is composed: by the mother's narrative, by the violence against the child and by the rupture marked by the loss of the child. In the mother's narrative we find what we call in this thesis a narrative-lived PDV, because from this PDV we can analyze the position of this subject who narrates his story. At the other end of this triangulation, violence is marked by circumstantiality, which triggered these narratives and how iteration proves to be a fundamental part of this type of narrative. Finally, the construction of the PDV and the notion of iteration that these narratives present is only possible due to what we call biographical ruptures in the thesis, a key moment in the life of the subject that will constitute the structure in which the event will be narrated. These results allow us to conclude that the analyzes of autobiographical narratives marked by a rupture need to take into account aspects of the narrative point of view, as well as notions of verbal aspectuality, in addition to being able to contribute to a more plural approach to the narrative study in the field of Linguistics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72084
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