Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71728
Tipo: | TCC |
Título : | Segurança da informação na pandemia de covid-19 no brasil: a cibereducação como medida preventiva contra ataques de phishing |
Título en inglés: | Information security in the covid-19 pandemic in brazil: cyber education as a preventive measure against phishing attacks |
Autor : | Lima, Marcos Douglas Araújo |
Tutor: | Moreira, Leonardo Oliveira |
Palabras clave : | Cibereducação;Cibersegurança;Ciberataque;Phishing;Segurança da Informação e Prevenção |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | LIMA, Marcos Douglas Araújo. Segurança da informação na pandemia de covid-19 no brasil: a cibereducação como medida preventiva contra ataques de phishing. 2022. 47 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | As Tecnologias da Informação e da Comunicação mudaram o nosso cotidiano, alterando os paradigmas do modo de funcionamento da sociedade. A informação se valoriza e passa a ser então, um dos principais produtos para a Sociedade do Conhecimento. Novos espaços de liberdade são gerados com a evolução da tecnologia. Porém a liberdade exacerbada acaba por transformar o ambiente gerador de conhecimento em um espaço de risco à segurança. Em um mundo digitalizado devido a pandemia do coronavírus, os ciberataques reacendem se aprovei- tando do momento de fragilidade, colocando em risco não somente a privacidade dos usuários como sua liberdade e segurança. Para tanto, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar o papel da cibereducação como medida preventiva aos ciberataques de phishing e para isto, utilizamos a metodologia de investigação que se desenvolve ao longo três eixos ou etapas, tomando como base o método de investigação desenvolvido por Quivy e Campenhoudt (1998), utilizando-se da pesquisa exploratória, analisando exemplos que estimulassem a compreensão a fim de apresentar os conceitos básicos necessários para que se possa entender o problema e objetivo de pesquisa como da pesquisa não-experimental onde foram aplicadas observações no intuito de tirar conclusões a partir de um conteúdo teórico reunido. Permitindo assim, discutir os desafios que o ciberespaço nos coloca em meio a um cenário de pandemia, analisar o Brasil diante desta crise de segurança, propor formas de prevenção e mitigação de danos para os ataques de phishing, além de apresentar a cibereducação como uma solução de prevenção, levantando uma discussão sobre sua eficiência para a proteção do usuário. Usando os processos anteriores como base, foi possível chegar a conclusão de que a cibereducação pode vir a ser uma eficiente solução para a prevenção do usuário mediante o seu constante desenvolvimento e incentivo ao usuário ao consumo e transmissão de saberes permitindo aos usuários conhecerem o meio ao qual estão inseridos, seus riscos e como se prevenir. |
Abstract: | Information and Communication Technologies have changed our daily lives, changing the paradigms of the way society works. Information is valued and then becomes one of the main products for the Knowledge Society. New spaces of freedom are generated with the evolution of technology. However, the exacerbated freedom ends up transforming the knowledge-generating environment into a space of security risk. In a digitalized world due to the coronavirus pandemic, cyberattacks rekindle taking advantage of the moment of fragility, putting at risk not only the privacy of users but their freedom and security. Therefore, the present work had as main objective to analyze the role of cybereducation as a preventive measure against phishing cyberattacks and for this, we used the research methodology that develops along three axes or stages, based on the research method developed by Quivy and Campenhoudt (1998), using exploratory research, analyzing examples that stimulate understanding in order to present the basic concepts necessary to understand the problem and research objective as well as non-experimental research where observations were applied in the in order to draw conclusions from a theoretical content gathered. Thus, allowing us to discuss the challenges that cyberspace poses in the midst of a pandemic scenario, analyze Brazil in the face of this security crisis, propose ways to prevent and mitigate damages for phishing attacks, in addition to presenting cybereducation as a solution of prevention, raising a discussion about its efficiency for the protection of the user. Using the previous processes as a basis, it was possible to conclude that cybereducation can become an efficient solution for user prevention through its constant development and encouragement to the user to consume and transmit knowledge, allowing users to know the environment at which they are inserted, their risks and how to prevent them. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71728 |
Aparece en las colecciones: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_mdalima.pdf | 8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.