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Tipo: Dissertação
Título: O ensino contextualizado de botânica: uma alternativa para os jovens camponeses do 2° ano do ensino médio da Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos em Ipueiras - CE
Autor(es): Portela, Antônio Esmael de França
Orientador: Bastos Santiago, Silvany
Palavras-chave: Biologia (ensino médio) - Estudo e ensino;Educação no campo;Ensino contextualizado;Botânica
Data do documento: 20-Dez-2022
Citação: PORTELA, Antônio Esmael de França. O ensino contextualizado de botânica: uma alternativa para os jovens camponeses do 2° ano do ensino médio da Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos em Ipueiras - CE. 2022. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Fortaleza, 2022.
Resumo: A educação possui um grande potencial transformador, principalmente se este processo educativo ocorre em consonância com a realidade cultural, social e territorial do estudante. Em virtude disso, o ensino contextualizado se torna indispensável para a efetivação da Educação do Campo, pois essa metodologia coloca o aluno no papel de protagonista, incorporando suas experiências e aprendizagens vividas ao conteúdo didático. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo compreender o ensino ofertado na educação do campo para desenvolver uma metodologia de ensino contextualizado nos conteúdos de botânica na disciplina de Biologia para os jovens camponeses do 2o ano do ensino médio da Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos - Ipueiras (CE). Para isso, fora apropriado do pensamento de alguns autores para embasar o referencial teórico desta pesquisa. Dentre eles estão: Albuquerque (2019), Conte (2021), Nascimento (2019) e demais estudiosos que no decorrer deste trabalho serão citados dentro do texto. A pesquisa de campo tem um caráter descritivo, com base no estudo etnográfico e foi desenvolvida em parceria com a professora de Biologia utilizando o Plano de Estudo como ferramenta de investigação. Onde, a partir de um tema gerador, foram formuladas 7 perguntas que posteriormente foram aplicadas com as famílias dos 22 estudantes. As respostas obtidas foram partilhadas na turma, discutidas e produzida uma síntese. Analisando os resultados foi possível perceber que os alunos e suas famílias ainda possuem dificuldade de identificar as riquezas naturais bem como manejá-las corretamente para não causar degradação. No entanto há, por porte deles uma, consciência de que existem nos entornos de suas residências áreas que precisam ser recuperadas. Além disso, mostrou-se que há uma diversidade de plantas consideráveis nos arredores de suas residências, mas, essas espécies não têm seus potenciais bem explorados. Assim, é possível afirmar que o Plano de Estudos é uma ferramenta capaz de captar informações relevantes que podem ser utilizadas no processo de contextualização dos conteúdos de botânica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71710
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