Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71559
Tipo: | TCC |
Título: | Sobre os trilhos da metrópole: a dinâmica metropolitana de Fortaleza através do transporte metroferroviário |
Autor(es): | Duarte, Francisco Thalvanys Marques |
Orientador: | Costa, Maria Clélia Lustosa |
Coorientador: | Silva, José Borzacchiello da |
Palavras-chave: | Fortaleza;Metropolização;Metrópole;Transporte metroferroviário;Região metropolitana |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | DUARTE, Francisco Thalvanys Marques. Sobre os trilhos da metrópole: a dinâmica metropolitana de Fortaleza através do transporte metroferroviário. 2023. 136f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Historicamente, o trem sempre foi um sinal de desenvolvimento pelos lugares que traçassem seus trilhos. O meio de transporte que surgiu ainda na 1ª Revolução Industrial não poderia causar nada menos que uma grande revolução à época tornando se o principal modal para mercadorias e pessoas com uma grande eficiência. Além disso, o trem também tra zia as últimas novidades de locais mais longínquos. Diante desta inovação com pontos positivos, o trem começa a ser difundido em vários países no mundo a exemplo do Brasil que ainda no século XIX teve grande incentivo por parte do Governo Imperial para imp lementação deste meio de transporte nos fluxos de mercadorias e pessoas na nação emergente de dimensão continental. O Ceará foi uma das províncias beneficiadas que após um considerável tempo, já na República, as ferrovias se estenderam ao ponto de se integ rar regionalmente aos demais estados do nordeste como também dava início a processos de urbanização e alterava as dinâmicas desses locais, mas, para além disso, o trem também culminava num estágio superior da urbanização denominado de metropolização. Posto isto, este trabalho objetiva compreender a metropolização de Fortaleza, no Ceará, como a formação de sua região metropolitana por meio do transporte (metro)ferroviário numa perspectiva geohistórica no qual se foi possível a partir de um procedimento metod ológico por meio de uma revisão bibliográfica, levantamento cartográfico e de dados e por um trabalho de campo. Assim sendo, o então trabalho tem por importância mostrar as pertinentes transformações socioespaciais que culminou processo de metropolização a través do modal (metro)ferroviário que tão importante nos fluxos de Fortaleza e sua Região Metropolitana. |
Abstract: | Historically, the train has always been a sign of development by the places that traced its tracks. The means of transport that emerged even in the 1st Industrial Revolution could cause nothing less than a great revolution at the time becoming the main mod al for goods and people with great efficiency. In addition, the train also brought the latest news from farther locations. Faced with this innovation with positive points, the train begins to be disseminated in several countries in the world, such as Brazi l, which still in the 19th century had great incentive from the Imperial Government to implement this means of transport in the flows of goods and people in the emerging nation of continental dimension. Ceará was one of the provinces benefited that after a considerable time, already in the Republic, the railroads extended to the point of integrating regionally with the other states of the northeast, but also began urbanization processes and altered the dynamics of these locations, but, in addition, the trai n also culminated in a higher stage of urbanization called metropolization. Having said that, this work aims to understand the metropolization of Fortaleza, Ceará, such as the formation of its metropolitan region through (metro)rail transport in a geohisto rical perspective in which it was possible from a methodological procedure through a bibliographic review, cartographic and data survey and by a field work. Thus, the then work has the importance of showing the relevant socio spatial transformations that c ulminated in the process of metropolization through the modal (metro)railway that so important in the flows of Fortaleza and its Metropolitan Region. |
Résumé: | Historiquement, le train a toujours été un signe de développement par les lieux qui ont tracé ses voies. Les moyens de transport qui ont émergé même dans la 1ère révolution industrielle ne pouvaient causer rien de moins qu’une grande révolution à l ’époque devenant le principal modal pour les biens et les personnes avec une grande efficacité. En outre, le train a également apporté les dernières nouvelles de plus loin. Face à cette innovation avec des points positifs, le train commence à être diffusé dans plusieurs pays du monde, comme le Brésil, qui encore au 19ème siècle a été fortement incité par le gouvernement impérial à mettre en oeuvre ce moyen de transport dans les flux de marchandises et de personnes dans la nation émergente de dimension contin entale. Ceará a été l’une des provinces ont bénéficié qu’après un temps considérable, déjà dans la République, les chemins de fer se sont étendus au point de s’intégrer régionalement avec les autres États du nord est, mais ont également commencé des proces sus d’urbanisation et modifié la dynamique de ces endroits, mais, en outre, le train a également abouti à un stade supérieur d’urbanisation appelé métropolisation. Cela dit, ce travail vise à comprendre la métropolisation de Fortaleza, Ceará, comme la form ation de sa région métropolitaine par le transport ferroviaire (métro) dans une perspective géohistorique dans laquelle il a été possible à partir d’une procédure méthodologique à travers une revue bibliographique, une enquête cartographique et de données et par un travail de terrain. Ainsi, le travail d’alors a l’importance de montrer les transformations socio spatiales pertinentes qui ont abouti au processus de métropolisation à travers le chemin de fer modal (métro) qui est si important dans les flux de Fortaleza et de sa région métropolitaine. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71559 |
Aparece nas coleções: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_ftmduarte.pdf | 11,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.