Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71543
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Maria José Albuquerque da | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Clea Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T15:20:28Z | - |
dc.date.available | 2023-04-03T15:20:28Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Clea Ferreira da. O filme como ferramenta pedagógica na educação: a docência e sua representação em obra audiovisual a partir da análise do filme "O triunfo". Orientadora: Maria José Albuquerque da Silva. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71543 | - |
dc.description.abstract | The study approaches the film as a pedagogical tool in education and the teacher representation in an audiovisual work. The objective is to analyze the contribution of this pedagogical tool in education, taking as a reference the pedagogical practice of the teacher as an active agent in the teaching and learning process. From this, the teaching activity was characterized, the conceptions of education that permeate the educational process from a critical and meaningful perspective were identified, the space destined to the audiovisual work in the political-pedagogical project of the Pedagogy course of the Federal University of Ceará (UFC) was investigated and then the contribution of "school movies" such as "The Triumph"(The Ron Clark Story, USA, 2006) in the teacher’s formation, in the educational process and in the pedagogical practice of the teacher was evidenced. To reach the proposed objectives, the methodology used was a qualitative research of bibliographic nature and documentary and audiovisual analysis. To support the discussions, we gathered the contribution of authors such as Napolitano (2003), Freire (1994; 1996), Libâneo (1990; 2004), Farias et al. (2014), Franco (2012), Braga (2015) and Duarte (2002). The results reveal that films contribute as enriching tools in pedagogical practice in the classroom, and can also be used in teaching representation in the context of teacher training, promoting critical reflections on the teaching work and its role in the students' formative process. To conclude, it was found that "school movies" such as "The Triumph"(The Ron Clark Story, USA, 2006) have their importance in the exposure of teacher representation, and can collaborate to promote discussions about training and teaching work. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Cinema e educação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho na sala de aula | pt_BR |
dc.title | O filme como ferramenta pedagógica na educação: a docência e sua representação em obra audiovisual a partir da análise do filme "O triunfo" | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O estudo aborda o filme como ferramenta pedagógica na educação e a representação docente em uma obra audiovisual. O objetivo é analisar a contribuição dessa ferramenta pedagógica na educação, tomando como referência a prática pedagógica do professor como agente ativo no processo de ensino e aprendizagem. A partir disso, caracterizou-se a atividade docente, identificou-se concepções da educação que perpassam o processo educativo numa perspectiva crítica e significativa, investigou-se o espaço destinado à obra audiovisual no projeto político-pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e então evidenciou-se a contribuição de “filmes de escola” como “O Triunfo (2006)” na formação docente, no processo educacional e na prática pedagógica do docente. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se como metodologia uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e análise documental e audiovisual. Para fundamentar as discussões, reuniu-se a contribuiçãode autores como Napolitano (2003), Freire (1994; 1996), Libâneo (1990; 2004), Farias et al. (2014), Franco (2012), Braga (2015) e Duarte (2002). Os resultados revelam que os filmes contribuem como ferramentas enriquecedoras na prática pedagógica em sala de aula, e também podem ser utilizados na representação docente no contexto da formação de professores, promovendo reflexões críticas sobre o trabalho docente e o seu papel no processo formativo dos alunos. Para concluir, constatou-se que os “filmes de escola” como “O Triunfo (2006)” têm sua importância na exposição da representação docente, podendo colaborar para promover discussões acerca da formação e do trabalho docente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_mcfsilva.pdf | 721,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.