Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Glícia Maria Pontes-
dc.contributor.authorPires, Séfora Lavor-
dc.date.accessioned2023-03-28T13:31:49Z-
dc.date.available2023-03-28T13:31:49Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPIRES, Séfora Lavor. #Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancada. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71474-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFutebol femininopt_BR
dc.subjectTorcedoraspt_BR
dc.subjectCorinthianspt_BR
dc.subjectMarketing Esportivopt_BR
dc.title#Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancadapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem por finalidade analisar os desdobramentos e efeitos sociais da campanha #RespeitaAsMinas na torcida do Corinthians. Para isso, o presente trabalho perpassa por contextos históricos da relação do indivíduo com o futebol, tendo como base principal os estudos de DaMatta (1982), aprofundando-se nesta conexão a partir do Corinthians e sua forte identificação com a torcida que se apresenta principalmente na obra de Goulart (2010) e Diaféria (1992), para chegarmos ao cerne deste objeto que é o espaço da mulher no futebol e no Corinthians, tendo como autora base Goellner (2018). Foi feito ainda um panorama geral sobre como se comporta o marketing esportivo e o marketing de causa praticados pelo Corinthians, pautados nos estudos de Azevedo (2021) e Silva e Las Casas (2018). Outros autores também foram utilizados para complementar o embasamento teórico. Por fim, para chegar aos resultados desta pesquisa, foram entrevistadas quatro torcedoras de arquibancada para a compreensão de percepções e pontos de vista de como a campanha reverbera em suas vivências de estádio e na sua relação com a torcida. A pesquisa executada foi de abordagem qualitativa, com a realização de uma análise inspirada na análise do discurso proposta por Orlandi (2005). Os resultados encontrados foram topificados em quatro fatores que mais se destacaram entre as torcedoras: a relevância do clube desenvolver campanhas voltadas para esta temática, a #RespeitaAsMinas como um diferencial do Corinthians frente a outros times, um sentimento de que o clube precisa ir além do que já foi feito e que a chave para representatividade envolve abrir espaços, dar voz às torcedoras e desenvolver um trabalho de educação com o seu torcedor, indo pois além das ações de publicidadept_BR
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_slpires.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.