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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71137
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação docente para Educação Básica e prática dialógica: contribuições do estágio para formação docente em letras sob o olhar de egressos da Universidade Federal do Ceará |
Autor(es): | Calazans, Heloisa Maria Barroso |
Orientador: | Barros, Conceição de Maria Pinheiro |
Palavras-chave: | Formação docente para educação básica;Prática dialógica;Estágio em Letras;Práctica dialógica;Prácticas en Literatura |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | CALAZANS, Heloisa Maria Barroso. Formação docente para Educação Básica e prática dialógica: contribuições do estágio para formação docente em Letras sob o olhar de egressos da Universidade Federal do Ceará. Orientadora: Conceição de Maria Pinheiro Barros. 2023. 91 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesqusa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | A discussão acerca da formação docente é necessária considerando os inúmeros desafios da conexão teoria e prática nesse processo, tendo o fito de reconsiderar e mudar os significados da formação para a docência. Ao se considerar os saberes práticos como um dos condutores para a formação docente, é essencial reconhecer o estágio como uma oportunidade em que o licenciando analise sobre o futuro ambiente de sua atuação profissional. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as contribuições do estágio supervisionado para a formação docente em Letras para Educação Básica, na busca de sugerir ações acadêmicas voltadas para a perspectiva da prática dialógica, sob o olhar de egressos do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. Os principais teóricos que apoiaram o estudo foram: Freire (1996, 2000, 2005), em diálogo com os seguintes teóricos: Freitas (1992, 1996), Azevedo (2003), Bakhtin (1999, 2006, 2010, 2011), Buber (2009), Fávero (1992), Franco (2008), Gadotti (1996), Imbernón (2011), Kullok (2017), Libâneo (2010), Pimenta e Lima (2004, 2006, 2008), dentre outros. Metodologicamente, foi realizado um estudo com abordagem qualitativa e descritiva, na Casas de Cultura Estrangeiras (CCE). Em relação aos procedimentos, caracteriza-se como pesquisa de campo e documental. Para a coleta de dados utilizou-se a técnica do questionário com perguntas abertas, apoiada na análise documental, com a participação de seis egressos. A análise dos dados foi executada pelo modelo de análise de conteúdo, com o apoio do software Atlas.ti. Como principais resultados, destaca-se que o elo entre teoria e prática se concretizou durante a disciplina do estágio, cujas práticas adotadas foram apoiadas no diálogo entre professor e aluno e que o futuro professor se apoiou no processo de comunicação para verificar os interesses e as necessidades dos alunos. Evidenciou-se que a disciplina de estágio supervisionado propiciou ao professor recorrer a teorias estudadas para compreender a necessidade dos educandos, bem como o auxiliou a entender de que maneira os docentes podem colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Por outro lado, verificou-se que ocorreu ausência de reflexão sobre as práticas adotadas e debates pontuais envolvendo tal tema. A necessidade do contato mais efetivo com o futuro ambiente profissional, em que a prática de sala de aula se estenda para além do período do estágio, também foi apontado como uma necessidade. Concluiu-se, portanto, que a teoria e a prática não se desenvolvem de forma insuficiente, delimitada, e sim durante todo o processo de formação, com o fito de conduzir o profissional de educação a uma prática docente permanente e atuante, em que os conhecimentos teóricos aplicados, bem como os modelos de desempenhos, apresentados, por vezes como ideais, não se sobreponham a reflexões de práticas voltadas às urgências dos futuros educadores e educandos. |
Resumen: | La discusión sobre la formación docente es necesaria considerando los numerosos desafíos de conectar la teoría y la práctica en este proceso, con el objetivo de repensar y cambiar los significados de la formación para la enseñanza. Al considerar el conocimiento práctico como uno de los motores de la formación docente, es fundamental reconocer la pasantía como una oportunidad en la que el estudiante de pregrado analiza el entorno futuro de su desempeño profesional. Esta investigación tuvo como objetivo conocer las contribuciones de la pasantía supervisada para la formación de profesores en Idiomas para la Educación Básica, buscando sugerir acciones académicas dirigidas a la perspectiva de la práctica dialógica, desde la perspectiva de los egresados del Curso de Idiomas de la Universidad Federal. de Ceará. Los principales teóricos que sustentaron nuestro estudio son: Freire (1996, 2000, 2005), en diálogo con los siguientes teóricos: Freitas (1992, 1996), Azevedo (2003), Bakhtin (1999, 2006, 2010, 2011), Buber (2009), Fávero (1992), Franco (2008), Gadotti (1996), Imbernón (2011), Kullok (2017), Libâneo (2010), Pimenta e Lima (2004, 2006, 2008), entre otros. Metodológicamente, se realizó un estudio con abordaje cualitativo y descriptivo en las Casas de Cultura Estrangeiras (CCE). En cuanto a los procedimientos, se caracteriza por ser una investigación de campo y documental. Para la recolección de datos se utilizó la técnica del cuestionario con preguntas abiertas, apoyado en el análisis de documentos, con la participación de seis egresados. El análisis de datos se realizó mediante el modelo de análisis de contenido, con el apoyo del software Atlas.ti. Como principales resultados, destacamos que el vínculo entre teoría y práctica se materializó durante la disciplina de pasantía, cuyas prácticas adoptadas se sustentaron en el diálogo entre profesor y alumno y que el futuro profesor se apoyó en el proceso de comunicación para verificar los intereses y necesidades de los alumnos. Se evidenció que la disciplina permitió al docente utilizar las teorías estudiadas para comprender las necesidades de los alumnos, además de ayudar a comprender cómo los docentes pueden colaborar con el proceso de enseñanza y aprendizaje de los alumnos. Por otro lado, se verificó que hubo una falta de reflexión sobre las prácticas adoptadas y debates específicos que involucran este tema. También se señaló como un contacto más efectivo con el futuro entorno profesional, en el que la práctica en el aula se extienda más allá del período de prácticas. Se concluyó, por tanto, que la teoría y la práctica no se desarrollan de manera insuficiente, delimitada, sino durante todo el proceso de formación, con el objetivo de conducir al profesional de la educación a una práctica docente permanente y activa, en la que se aplican conocimientos teóricos, así como modelos de |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71137 |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
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