Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70980
Tipo: Tese
Título: A relação metabólica entre ser social, natureza e educação no seio do sistema capitalista: uma análise à luz do marxismo
Autor(es): Silva, Maiara Lopes da
Orientador: Rabelo, Josefa Jackline
Palavras-chave: Metabolismo social;Sistema capitalista;Educação;Marxismo;Social metabolism;Capitalist system;Education;Marxism
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Maiara Lopes da. A relação metabólica entre ser social, natureza e educação no seio do sistema capitalista: uma análise à luz do marxismo. Orientadora: Josefa Jackline Rabelo. 2022. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Perante o marxismo-engelsiano, a relação entre homem e natureza é elucidada pelo conceito de sociometabolismo, o qual expressa a real interação metabólica entre o gênero humano e o seu meio natural, ocorrida através do pôr-teleológico primário do trabalho e, também, mediada pelos pôres-teleológicos secundários, que são as práxis fundadas pela atividade vital humana, a citar como exemplo a educação, cujos contornos variam historicamente. Isto posto, o objetivo da presente pesquisa foi analisar a relação entre metabolismo social, sistema capitalista e educação no contexto da atualidade, à luz do marxismo. Os aspectos metodológicos da investigação em tela caracterizam-na como um estudo de abordagem quanti-qualitativa, do tipo teórico-bibliográfico, amparado em algumas das obras de Marx e Engels, e em intelectuais contemporâneos que se debruçam sobre o tema “homem-natureza”; como também a investigação lançou mão da metodologia científica da pesquisa documental, no intuito de examinar as principais conferências ambientais internacionais e seus textos documentais, que demonstram suposta preocupação com a dinâmica de destruição da vida na Terra. Após a investigação, consideramos que a hipótese que se pode aventar é que tem se estabelecido uma subsunção real, ainda que não total, do metabolismo social homem-natureza às relações sociais de produção capitalistas, na forma de uma falha metabólica grave e sem possibilidade de retroagir nos seus efeitos mais deletérios, que se agrava face à crise do sistema (logo, só pode haver reconciliação entre o gênero humano e o meio natural mediante a supressão do capital), e que tem na educação uma importante estratégia desse processo – daí a premência de incluí-la no debate.
Abstract: In view of Engelsian Marxism, the relationship between man and nature is elucidated by the concept of sociometabolism, which expresses the real metabolic interaction between humankind and its natural environment, which occurs through the primary teleological setting of work and is also mediated by secondary teleological posts, which are the praxis founded by human vital activity, citing education as an example, whose contours vary historically. That said, the objective of this research was to analyze the relationship between social metabolism, capitalist system and education in the current context, in the light of Marxism. The methodological aspects of the investigation in question characterize it as a study with a quantitative and qualitative approach, of the theoretical-bibliographical type, supported by some of the works of Marx and Engels, and by contemporary intellectuals who focus on the theme “man-nature”; as well as the investigation made use of the scientific methodology of documentary research, in order to examine the main international environmental conferences and their documentary texts, which demonstrate supposed concern with the dynamics of destruction of life on Earth. After the investigation, we consider that the hypothesis that can be suggested is that a real subsumption has been established, although not total, of the social metabolism man-nature to the social relations of capitalist production, in the form of a serious metabolic failure and without possibility of retroact in its most deleterious effects, which worsens in the face of the crisis of the system (therefore, there can only be reconciliation between humankind and the natural environment through the suppression of capital), and which has in education an important strategy of this process – hence the urge to include it in the debate.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70980
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tese_mlsilva.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.