Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70839
Tipo: | TCC |
Título : | Aplicação web para avaliar as competências digitais dos professores com base no modelo digcompedu |
Autor : | Ferreira, Pedro Rocha |
Tutor: | Coutinho, Emanuel Ferreira |
Palabras clave : | Autoavaliação;Aplicações Web;Professores;Ferramentas;Letramento digital |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | FERREIRA, Pedro Rocha. Aplicação web para avaliar as competências digitais dos professores com base no modelo digcompedu. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta que possa ser utilizada para realizar uma autoavaliação em relação às competências digitais do usuário. Para isso é utilizado como modelo de autoavaliação o DigCompEdu, modelo desenvolvido pela Comissão Europeia. O modelo categoriza as competências digitais em níveis que parte do Recém-Chegado até o nível de Pioneiro, para cada nível é possível visualizar melhorias que podem ser realizadas para que o usuário sempre esteja em contínua evolução de suas competências digitais. Este trabalho foi pensado e desenvolvido visando como público alvo os professores, para que eles pudessem ter uma alternativa de ferramenta para realizar essa autoavaliação mas qualquer pessoas pode utilizar o sistema que foi desenvolvido pois o modelo também abrange o uso para pessoas de outras profissões, pois o objetivo é identificar os pontos fortes e fracos das competências digitais dos mesmos e melhorá-las. Em um mundo que está em constante evolução, aprimorar as competências digitais e mantê-las sempre em níveis altos auxilia nos processos que vivemos durante o dia a dia. |
Abstract: | This work aims to develop a tool that can be used to carry out a self-assessment regarding the user’s digital skills. For this, DigCompEdu, a model developed by the European Commission, is used as a self-assessment model. The model categorizes digital skills into levels starting from Newcomer to Pioneer level, for each level it is possible to visualize improvements that can be made so that the user is always in continuous evolution of their digital skills. This work was designed and developed aiming at teachers as a target audience, so that they could have an alternative tool to carry out this self-assessment, but anyone can use the system that was developed because the model also covers the use for people from other professions, as the objective is to identify the strengths and weaknesses of their digital skills and improve them. In a world that is constantly evolving, improving digital skills and always keeping them at high levels helps in the processes we experience on a daily basis. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70839 |
Aparece en las colecciones: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_prferreira.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.