Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70807
Tipo: | TCC |
Título: | Atividades lúdicas no desenvolvimento motor na educação infantil |
Título em inglês: | Play activities in motor development in childhood education |
Autor(es): | Carvalho, Nielpson Dias |
Orientador: | Pontes, João Airton de Matos |
Palavras-chave: | Educação Infantil;Primeira Infância;Desenvolvimento Motor |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | CARVALHO, Nielpson Dias. Atividades lúdicas no desenvolvimento motor na educação infantil. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A primeira infância é um momento importantíssimo para o desenvolvimento motor, afetivo e social da criança. Devido à imaturidade de movimentos recomenda-se o uso de atividades lúdicas que possam proporcionar diversas experiências e desafios para o pleno desenvolvimento motor do alunado. O objetivo desse trabalho é analisar, em periódicos e artigos, a importância da atividade lúdica no pleno desenvolvimento motor de crianças da educação infantil. Para isso foi utilizado o método de revisão bibliográfica, analise de vários artigos, que busca sintetizar sobre o assunto abordado para proporcionar e auxiliar no aprofundamento e na pesquisa pelos profissionais. Dos diversos artigos observados, foram analisadas e comparadas pesquisas com até cinco anos e os principais conceitos de desenvolvimento motor com leitura criteriosa para posterior discussão. Foram encontrados 487 artigos que estavam relacionados com o tema da pesquisa, contudo, após os critérios de inclusão, a discussão desta pesquisa foi composta por 6 artigos. Observa-se que atividades lúdicas na educação infantil são uma estratégia e uma alternativa para o ensino crítico em relação ao ensino tradicional. Elas auxiliam nas adaptações de movimentos que proporciona o aprendizado da mobilidade básica das crianças resultando em um maior repertório motor na fase adulta. Com isso é importante que os profissionais explorem o lúdico para o desenvolvimento motor das crianças. |
Abstract: | Early childhood is a very important moment for the motor, affective and social development of the child. Due to the immaturity of movements, it is recommended to use ludic activities that can provide different experiences and challenges for the full motor development of the students. The objective of this work is to analyze, in periodicals and articles, the importance of ludic activity in the full motor development of children in kindergarten. For this, the method of bibliographic review was used, analysis of several articles, which seeks to synthesize on the subject addressed to provide and assist in the deepening and research by professionals. Of the various articles observed, research up to five years old and the main concepts of motor development were analyzed and compared with careful reading for further discussion. 487 articles were found that were related to the research theme, however, after the inclusion criteria, the discussion of this research was composed of 6 articles. It is observed that ludic activities in early childhood education are a strategy and an alternative for critical teaching in relation to traditional teaching. They assist in the adaptations of movements that provide the learning of basic mobility for children, resulting in a greater motor repertoire in adulthood. Therefore, it is important that professionals explore the ludic for the motor development of children. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70807 |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_ndcarvalho.pdf | 259,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.