Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70804
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coswig, Victor Silveira | - |
dc.contributor.author | Meneses, Luiz Felipe Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T14:44:38Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14T14:44:38Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Exemplo: Meneses, L. F. S. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70804 | - |
dc.description | MENESES, Luiz Felipe Silva. Conhecimento declarativo de docentes sobre o ensino de lutas nas aulas de educação física escolar: 2022. 43 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Fights in their totality and diversity are part of the content to be provided and experienced by students in Physical Education classes, constituting a theme full of multiple and rich possibilities to be developed in the school context. With this, the objective of this work is to analyze the knowledge and application regarding the theme of Fights in Physical Education classes. For that, a quantitative and qualitative approach was used, in which 11 professors who work in public and private educational institutions in the state of Ceará participated in the study, and answered a questionnaire. The results demonstrate progress in the application of these contents, 100% of the teachers reported working with Fights in their classes and 90.9% replied that their students would not become more aggressive with the practice. It was also observed a preference of teachers 81.8% to work on Fights through playful and recreational activities with greater freedom for students. It is concluded that due to the importance that fights have within the universe of Physical Education at school, it is necessary that more research be carried out, mainly in the sense of helping teachers in their pedagogical practice. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Lutas | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.title | Conhecimento declarativo de docentes sobre o ensino de lutas nas aulas de educação física escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As Lutas em sua totalidade e diversidade fazem parte dos conteúdos a serem proporcionados e vivenciados pelos educandos nas aulas de Educação Física, constituindo uma temática cheia de possibilidades múltiplas e ricas a serem desenvolvidas no contexto escolar. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar o conhecimento e aplicação a respeito da temática de Lutas nas aulas de Educação Física . Para tanto, foi utilizado uma abordagem quantitativa e qualitativa, no qual participaram do estudo 11 docentes que atuam em instituições de ensino públicas e privadas no estado do Ceará, e responderam a um questionário. Os resultados demonstram um avanço na aplicação desses conteúdos, 100% dos professores informaram trabalhar com as Lutas em suas aulas e 90,9% respondeu que os seus alunos não se tornariam mais agressivos com a prática. Observou-se também uma preferência dos docentes 81,8% por trabalhar as Lutas por meio de atividades lúdicas e recreativas com uma maior liberdade aos alunos. Conclui-se que devido à importância que as lutas têm dentro do universo da Educação Física escolar, é necessário que mais pesquisas sejam desenvolvidas, principalmente, no sentido de auxiliar o professor em sua prática pedagógica. | pt_BR |
dc.title.en | Declarative knowledge about the teaching of Fights in Physical Education classes at school | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_lfsmeneses.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.