Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70758
Tipo: | TCC |
Título : | Contribuições da Empresa Júnior - Agronômica para o desenvolvimento de habilidades profissionais: uma análise a partir da percepção de seus egressos |
Título en inglés: | Contributions of the Junior Company - Agronomica for the development of professional skills: an analysis from the perception of its graduates |
Autor : | Sousa, Daniele Martins de |
Tutor: | Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales |
Palabras clave : | Empresa Júnior;Egresso;Fórum Econômico Mundial;Habilidades |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | SOUSA, Daniele Martins de. Contribuições da Empresa Júnior - Agronômica para o desenvolvimento de habilidades profissionais: uma análise a partir da percepção de seus egressos. 2022. 48 f. Monografia (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | A atividade complementar na jornada universitária em questão neste trabalho foi a vivência na Empresa Júnior (EJ) do curso de agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Agronômica – Consultoria e Projetos Agropecuários. Objetivou-se especificamente identificar o potencial de contribuição desta experiência no desenvolvimento das habilidades complementares primordiais para os trabalhadores do futuro, segundo o Relatório do Futuro dos Empregos realizado pelo Fórum Econômico Mundial, através das respostas às perguntas realizadas aos egressos da Empresa Júnior, bem como analisar a forma e se a participação na EJ influenciou na inserção de seus ex membros no mercado de trabalho. Elementos relevantes determinantes para a escolha da metodologia aplicada foram: a pesquisa com egresso possibilita tanto para a Empresa Júnior como para o próprio entrevistado conhecer o nível de compromisso com a participação na EJ; fornece informações sobre as limitações e possibilidades encontradas na construção de competências do engenheiro agrônomo, pontos fortes e fracos; serve como procedimento de autoavaliação, estratégia de consolidação e aperfeiçoamento. A análise das informações obtidas com as respostas ao questionário aplicado, para os pós - juniores a respeito de suas impressões sobre a experiência vivenciada servirá ainda de subsídio para tomada de decisões, possibilitando ajustes de processos, tanto na Empresa Júnior quanto para o curso de agronomia da UFC. Para alcançar o objetivo específico de identificação da contribuição da empresa júnior na inserção de seu ex- membro no mercado de trabalho, foi alcançado o resultado de 68,75% de respostas positivas a uma total contribuição da EJ nesse quesito. As principais habilidades complementares identificadas com maior contribuição para desenvolvimento ofertado pelas experiências vivenciadas na Agronômica foram as habilidades de capacidade de solução de problemas complexos, pensamento crítico e análise, criatividade, originalidade e iniciativa, liderança e influência social e gestão de pessoas. Concluiu-se através dos resultados obtidos que a passagem pela empresa júnior, em um período superior a seis meses, com a participação em atividades de execução de projetos, cargos de liderança, participação em eventos promovidos pelo Movimento Empresa Júnior e participação em workshops, palestra e cursos é uma experiência capaz de agregar habilidades complementares na formação dos estudantes de agronomia da UFC. |
Abstract: | The complementar activity in the university journey in question in this work was the experience in the Junior Company of the agronomy course at the Federal University of Ceará (UFC), Agronômica – Consultancy and Agricultural Projects. The objective was specifically to identify the potential contribution of this experience in the development of fundamental complementary skills for the workers of the future, according to the Future of Jobs Report carried out by the World Economic Forum, through the answers to the questions asked to the Junior Enterprise graduates, as well as to analyze whether and how participation in the EJ influenced the insertion of its former members in the labor market. Relevant elements that determined the choice of applied methodology were: the research with graduates allows both the Junior Company and the interviewee to know the level of commitment to participation in the EJ; it provides information about the limitations and possibilities found in building the skills of the agronomist, strengths and weaknesses; serves as a self-assessment procedure, consolidation and improvement strategy. The analysis of the information obtained with the answers to the applied questionnaire, for the post - juniors regarding their impressions about the lived experience will also serve as a subsidy for decision making, allowing process adjustments, both in the Junior Company and for the agronomy course from UFC. In order to reach the specific objective of identifying the contribution of the junior company in the insertion of its former member in the labor market, the result of 68.75% of positive responses was reached to a total contribution of the EJ in this regard. The main complementary skills identified with the greatest contribution to the development offered by the experiences lived in Agronomics were the ability to solve complex problems, critical thinking and analysis, creativity, originality and initiative, leadership and social influence and people management. It was concluded through the results obtained that the passage through the junior company, in a period superior to six months, with the participation in project execution activities, leadership positions, participation in events promoted by the Junior Company Movement and participation in workshops, lecture and courses is an experience capable of adding complementary skills in the training of UFC agronomy students. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70758 |
Aparece en las colecciones: | AGRONOMIA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_dmsousa.pdf | 477,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.