Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRogério, Pedro-
dc.contributor.authorMarques, Marcelo Kaczan-
dc.date.accessioned2023-02-09T20:02:09Z-
dc.date.available2023-02-09T20:02:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMARQUES, Marcelo Kaczan. As práticas criativas no ensino de música das escolas públicas municipais de Fortaleza. Orientador: Pedro Rogério. 2023. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70746-
dc.description.abstractThis study postulates a place for music education in the public school curriculum and weaves arguments to encourage creative educational-musical practices with music teachers in municipal schools in Fortaleza. Offering experiences and musical experiences at school provides ideal conditions for listening and the formation of a musical habitus in teachers and students, in an autonomous and critical way, making them protagonists and aware of their performance in the social context. Thus, the primary objective of this text is to identify the educational-musical practices developed by music teachers in municipal schools and their contributions to the formation of a teaching-musical habitus. Therefore, we listed as specific objectives of this study: to know the educational-musical activities and practices in music teaching in municipal schools in Fortaleza; to unveil the teachers' understanding of the potential of these educational-musical practices in the formation of the teaching-musical habitus, as well as to recognize the necessary knowledge for their performance in music teaching. The theoretical framework intertwines with discussions and studies by authors, researchers and theorists in the area of music and education. Among them: Fonterrada (2015; 2019), Schafer (2001; 2009), Bastian (2009), Aróstegui (2017), Delalande (2017; 2019), Peñalba (2017), Paynter (2020), França (2020), Mateiro (2011), Penna (2014) and Freire (2011), which, in our opinion, is one of the most important references of decoloniality in the educational field. We also used Bourdieu's studies (1992; 1998; 2001; 2003; 2007) and his praxeology to guide our understanding of the categories: field and habitus. The theoreticalmethodological approach adopted in this field research is of a qualitative nature, and required combining different instruments for data collection and analysis, which include: document analysis, application of online questionnaires and semi-structured interviews with music teachers of the municipal network. In addition to a training action promoted through an online lecture with a teacher who makes up our basic theoretical framework. As a result of this investigation, we noticed that the teachers participating in the research make use of creative practices in their school routine as a proposal for teaching music in their classes, recognizing the potential of these practices in the formation of the teaching-musical habitus. We attest to the thesis that music teaching in municipal schools in Fortaleza assumes an invisibility due to its non-place in the school curriculum.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação musical escolarpt_BR
dc.subjectPráticas criativaspt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectSchool curriculumpt_BR
dc.subjectSchool music educationpt_BR
dc.subjectCreative practicespt_BR
dc.titleAs práticas criativas no ensino de música das escolas públicas municipais de Fortalezapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo postula um lugar para a educação musical no currículo escolar da rede pública de ensino e tece argumentos para estimular as práticas educativo-musicais criativas junto aos professores de música das escolas municipais de Fortaleza. Ofertar vivências e experiências musicais na escola propicia condições ideais à escuta e à formação de um habitus musical em docentes e estudantes, de maneira autônoma e crítica, tornando-os protagonistas e conscientes de sua atuação no contexto social. Assim, temos como objetivo primordial deste texto: identificar as práticas educativo-musicais desenvolvidas pelos professores de música das escolas municipais e suas contribuições à formação de um habitus docente-musical. Portanto, elencamos como objetivos específicos deste estudo: conhecer as atividades e práticas educativo-musicais no ensino de música das escolas municipais de Fortaleza; desvelar a compreensão dos docentes quanto às potencialidades dessas práticas educativo-musicais na formação do habitus docente-musical, bem como reconhecer os saberes necessários à sua atuação no ensino de música. O referencial teórico se entrelaça às discussões e estudos de autores, pesquisadores e teóricos da área da música e da educação. Dentre eles: Fonterrada (2015; 2019), Schafer (2001; 2009), Bastian (2009), Aróstegui (2017), Delalande (2017; 2019), Peñalba (2017), Paynter (2020), França (2020), Mateiro (2011), Penna (2014) e Freire (2011a; 2011b), que, em nosso entender, é um dos referenciais de decolonialidade mais importantes do campo educacional. Utilizamo-nos, ainda, dos estudos de Bourdieu (1992; 1998; 2001; 2003; 2007) e de sua praxiologia para guiar nossa compreensão sobre as categorias: campo e habitus. A abordagem teórico-metodológica adotada nesta pesquisa de campo é de feição qualitativa e exigiu conjuminar distintos instrumentos de coleta de dados e análise, os quais incluem: a análise de documentos, a aplicação de questionários on-line e entrevistas semiestruturadas com professores de música da rede municipal, além de uma ação formativa promovida por meio de uma palestra on-line com uma professora que compõe o nosso referencial teórico de base. Como resultado desta investigação, percebemos que os professores participantes da pesquisa fazem uso em sua rotina escolar das práticas criativas como proposta para o ensino de música em suas aulas, reconhecendo as potencialidades dessas práticas na formação do habitus docente-musical. Atestamos a tese de que o ensino de música nas escolas municipais de Fortaleza assume uma invisibilidade decorrente do seu não lugar no currículo escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tese_mkmarques.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.