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dc.contributor.advisorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorMacêdo, Bianca-
dc.date.accessioned2023-02-07T14:31:23Z-
dc.date.available2023-02-07T14:31:23Z-
dc.date.issued2022-07-12-
dc.identifier.citationMACEDO, B. Evolução das diferenças nos padrões de mobilidade por gênero em Fortaleza. 2022. 101f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70507-
dc.descriptionMACEDO, Bianca. Evolução das diferenças nos padrões de mobilidade por gênero em Fortaleza. 2022, 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.description.abstractSeveral studies have pointed to the same differences in mobility patterns between women and men, whether in frequency, distances, times, purposes, modes of transport and other travel characteristics, both in the Global North and in the Global South. The main cause of such differences is the sexual division of labor, which results in a greater burden of housework for women and their consequent lower insertion in the labor market. Another cause of differentiation of mobility between genders is sexual violence, which implies women greater feelings of fear when moving. The effects of such causes on differences in mobility by gender manifest in an expanded or reduced form when crossed with the social markers of difference such as income class, family arrangement, age and race. This study investigates the evolution of differences in mobility patterns by gender from a cross-sectional perspective, encompassing aspects of income, age and family arrangement in Fortaleza between 1996 and 2019. For that, initially a literature review was performed, exploring what these differences consist of, why they manifest themselves (what are their causes) and how they are influenced by income, family arrangement, age and race, in addition to which indicators and analysis methods have been used in studies to characterize this phenomenon. Based on the review, the study hypotheses were raised and then a method for characterizing mobility differences by gender was proposed for the different analysis categories and time frames based on the selection of indicators, descriptive analysis and inference of difference between means or proportions using data from OD Household surveys. The results point to the verification of most of the hypotheses raised and it is noticed that the differentiation of mobility by gender are consistent in all analyzed categories of income, family arrangement and age. In addition, the hypotheses of expanding gender differences by income and age category are verified in most results, which did not occur for the social marker of age. As for the temporal evolution, there is a greater predominance of increased gender differences in mobility over the period of analysis. It is hoped that this study will contribute to further diagnostic analyses, allowing the raising of hypotheses of causality relationships to carry out causal inference analyses, whether through quantitative or qualitative methods, in order to enable a greater understanding of this phenomenon.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPadrões de mobilidadept_BR
dc.subjectClasse de rendapt_BR
dc.subjectArranjo familiarpt_BR
dc.subjectIdadept_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectDivisão sexual do trabalhopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.titleEvolução das diferenças nos padrões de mobilidade por gênero em Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiversos estudos têm apontado para as mesmas diferenças nos padrões de mobilidade entre mulheres e homens, sejam elas em frequência, distâncias, horários, motivos, modos de transporte e outras características de viagens, tanto no Norte como no Sul Global. A principal causa de tais diferenças está na divisão sexual do trabalho, que resulta na maior carga de tarefas do lar para as mulheres e sua consequente menor inserção no mercado de trabalho. Outra causa de diferenciação da mobilidade entre os gêneros é a violência sexual, que confere às mulheres maiores sensações de medo ao se deslocar. Os efeitos de tais causas nas diferenças de mobilidade por gênero podem ainda se manifestar de forma ampliada ou reduzida quando cruzadas com os marcadores sociais da diferença classe de renda, arranjo familiar, idade e raça. Este estudo investiga a evolução das diferenças nos padrões de mobilidade por gênero sob uma perspectiva transversal, englobando aspectos de renda, idade e arranjo familiar em Fortaleza entre os anos de 1996 e 2019. Para isso, inicialmente realiza-se uma revisão de literatura que explora em que consistem tais diferenças, por que elas se manifestam (quais são suas causas) e como elas são influenciadas por renda, arranjo familiar, idade e raça, além de quais indicadores e métodos de análise têm sido utilizados em estudos de caracterização deste fenômeno. Com base na revisão, foram levantadas hipóteses de estudo e em seguida, proposto um método de caracterização das diferenças de mobilidade por gênero para as diferentes categorias de análise e recortes temporais baseado na seleção de indicadores, análise descritiva e inferência de diferença entre médias ou proporções utilizando dados de pesquisas OD Domiciliares. Os resultados apontam para a verificação da maioria das hipóteses levantadas e percebe-se que a diferenciação da mobilidade por gênero perpassa todas as categorias analisadas de renda, arranjo familiar e idade. Além disso, as hipóteses ampliação das diferenças de gênero por categoria de renda e idade são verificadas na maioria dos resultados, o que não ocorreu para marcador social de idade. Quanto à evolução temporal, percebe-se maior predominância de aumento das diferenças de gênero na mobilidade ao longo do período de análise. Espera-se que este estudo contribua para análises posteriores de diagnóstico, permitindo o levantamento de hipóteses de relações de causalidade para a realização de análises de inferência causal, sejam elas por meio de métodos quantitativos ou qualitativos, de forma a possibilitar maior compreensão deste fenômeno.pt_BR
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