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Type: TCC
Title: Customer success: marketing preditivo como estratégia de sustentabilidade para empresa de receita recorrente
Authors: Silva, Gabrielle Desiree Gonçalves
Advisor: Vasconcelos, Janice Leal de Carvalho
Keywords: Sucesso do cliente;Ciência de dados;Marketing preditivo
Issue Date: 2022
Citation: SILVA, Gabrielle Desiree Gonçalves. Customer success: marketing preditivo como estratégia de sustentabilidade para empresa de receita recorrente. 2022. 100 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo monográfico fundamenta modelos da ciência de dados que possibilitam estratégias preditivas de marketing, considerando fundamentos das áreas de experiência do consumidor, gestão de relacionamento e sucesso do cliente como estratégia de sustentabilidade para empresas de receita recorrente. A partir de indicadores que visam garantir a sustentabilidade do negócio e relacionamento, como compras previstas, probabilidade de evasão e valor do tempo de vida do cliente, o estudo desenvolve uma metodologia de modelos matemáticos e estatísticos denominados “Buy ‘til you die models” que consideram a base de dados de transações históricas para prever o futuro do relacionamento entre empresa e cliente. O objetivo geral desta monografia é desenvolver análises preditivas para negócios B2B com tecnologias relacionadas à ciência de dados. Adicionalmente, seus objetivos específicos são, por meio da linguagem Python, possibilitar análises preditivas de compras, probabilidade de evasão (churn) e valor do cliente (CLV) para toda a extensão base de dados (big data operation). Para isso, foram aplicadas duas metodologias: RFM e BG/NBD vinculado ao modelo Gamma-Gamma. As metodologias possibilitaram a modelagem estatística dos indicadores de sucesso para toda a base de clientes pelos próximos quatro anos. Assim, foi desenvolvido um plano de ações estratégicas e relacionamento com base nas previsões obtidas.
Abstract: The monographic study presents fundamentals of data science that enable predictive marketing strategies, considering as fundamentals the areas of consumer experience, management of relationship and customer success as a sustainability strategy for recurring companies. Based on indicators that seek to guarantee the sustainability of the business and the relationship, such as the forecast of purchases, the probability of evasion and the value of the customer's useful life, the study develops a methodology of mathematical and statistical models called “Buy 'til you die models” that model a database of historical transactions to predict the future of the company-customer relationship. The overall objective of this monograph is to develop predictive analytics for B2B businesses with technologies related to data science. Additionally, its specific objectives are, through the Python language, to enable estimates of purchases, probability of evasion (churn) and customer value (CLV) for the entire database extension (big data operation). For this, two methodologies were applied: RFM and BG/NBD linked to the Gamma-Gamma model. The methodologies made it possible to model statistical indicators of success for the entire customer base for the next four years. Thus, a strategic and relationship action plan was developed based on the forecasts obtained.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70504
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