Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70479
Type: TCC
Title: Características da entrada e permanência de mulheres autistas na Faculdade de Educação: práticas pedagógicas para a autenticidade e visibilidade
Authors: Freitas, Isabela de Jesus
Advisor: Menezes, Kelly Maria Gomes
Keywords: Transtorno do Espectro Autista;Práticas pedagógicas;Mulheres autistas;Faculdade de Educação
Issue Date: 2022
Citation: FREITAS, Isabela de Jesus. Características da entrada e permanência de mulheres autistas na Faculdade de Educação: práticas pedagógicas para a autenticidade e visibilidade. Orientadora: Kelly Maria Gomes Menezes. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho teve como principal objetivo compreender quais são as características específicas da entrada e permanência das mulheres autistas na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC) e as práticas pedagógicas voltadas para esse grupo, buscando compreender se estas permitem a autenticidade e a visibilidade para sujeitos que nem sempre puderam ser autênticas e visíveis. Nesse sentido, foram analisadas as impressões de jovens mulheres autistas sobre seu passado escolar, em comparativo com suas experiências na Faculdade de Educação e a literatura já produzida sobre o autismo. Em seguida, buscou-se analisar as especificidades das práticas pedagógicas na FACED em relação à esse público. Por fim, identificou-se como essas práticas têm impacto na promoção da autenticidade e visibilidade de diferentes narrativas e formas de ser dos alunos, inclusive de mulheres com TEA. A pesquisa realizada foi qualitativa, exploratória e descritiva, buscando ao máximo compreender as impressões desses sujeitos de pesquisa em comparação com o contexto em que vivem. Para a análise dos dados foi usado o método de análise hermenêutica-dialética de MINAYO, no qual busca-se interpretar os significados que os sujeitos da pesquisa apresentam em suas narrativas em relação ao objeto de estudo, junto à análise do todo e as contradições apresentadas entre esses dois elementos. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas para os sujeitos da pesquisa, além de formulário eletrônico. Os professores responderam apenas um formulário, sendo que uma professora optou por responder através de mensagens de voz. O suporte teórico da pesquisa concentrou-se, principalmente, nas mais recentes pesquisas envolvendo gênero, deficiência e educação. Para compreender as questões relativas à prática pedagógica, Paulo Freire foi um suporte no que diz respeito à educação com compromisso, visando a promoção da autonomia, assim como as reflexões de Maria Amélia Santoro Franco também deram suporte à discussão. A análise dos dados da pesquisa e das narrativas construídas torna possível compreender que a FACED tem práticas pedagógicas que se encaminham, em sua maioria, para a inclusão e responsabilidade na formação. Apesar das experiências de exclusão advindas das barreiras atitudinais ainda presentes, foi possível concluir que alguns professores têm informações o suficiente para fazer as adaptações necessárias, sensibilizando a turma para tal. O suporte dos colegas também mostrou-se como crucial para a permanência na faculdade, visto que às adaptações muitas vezes partem de seus pares.
Abstract: The present work aims to understand what are the specific characteristics of the entrance and permanence of autistic women in the Faculty of Education of the Federal University of Ceará (FACED/UFC) and the pedagogical practices aimed at this group, seeking to understand if these practices allow authenticity and visibility for subjects who could not always be authentic and visible. In this regard, the impressions of autistic young women about their school background were analyzed, in comparison with their experiences in the Faculty of Education and the literature already produced about autism. Subsequently, the specificities of pedagogical practices at FACED were analyzed in relation to this public. Finally, it was identified how these practices impact the promotion of authenticity and visibility of different narratives and ways of being for students, including women with ASD. The research conducted was qualitative, exploratory and descriptive, seeking to understand as much as possible the impressions of these research subjects in comparison with the context in which they are. MINAYO's hermeneutic-dialectical analysis method was used to analyze the data, in which one seeks to interpret the meanings that the research subjects present in their narratives in relation to the object of study, along with the analysis of the whole and the contradictions presented between these two elements. Semi-structured interviews were applied to the research subjects, in addition to an electronic form. The teachers answered only one questionnaire, and one teacher chose to answer via voice message. The theoretical support for the research focused mainly on the most recent research involving gender, disability and education. To understand the issues related to pedagogical practice, Paulo Freire was a support in what regards to education with commitment, aiming at the promotion of autonomy, and the reflections of Maria Amélia Santoro Franco also gave support to the discussion. The analysis of the research data and the constructed narratives makes it possible to understand that FACED has pedagogical practices that are mostly directed towards inclusion, and responsibility in the educational process. Although experiences of exclusion stemming from attitudinal barriers are still present, it was possible to conclude that some teachers have enough information to make the necessary adaptations, making the class aware of this need. The support of classmates also proved to be crucial for the students to remain in college, since the adaptations often come from their peers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70479
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_ijfreitas.pdf610,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.