Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70477
Type: Resumo
Title: Walter Benjamin e a barbárie: a arte no ensino de História
Authors: Martins, Nicole Trajano
Sousa, Maria Carmélia Coêlho de
Keywords: Fontes;História;Ensino;Arte;Walter Benjamin
Issue Date: 2022
Citation: MARTINS, Nicole Trajano; SOUSA, Maria Carmélia Coêlho de. Walter Benjamin e a barbárie: a arte no ensino de História. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 120. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nesse estudo nos detemos às problemáticas em torno do uso da arte como fonte para o ensino de história, tendo em vista a sua forte presença no cotidiano atual, principalmente para os jovens. Assim, temos como objetivo agregar as discussões sobre o tema, concedendo aporte para potencializar o alcance do ensino e, destarte, o conhecimento. Utilizou-se a experiência no Museu de Arte da UFC (Mauc), aliada a uma análise do contato com fontes do estudante de história do primeiro semestre da instituição, através de uma abordagem que toca principalmente a obra de Walter Benjamin. Assim, discutiu-se que, em consonância com o pensamento do autor, estando a arte nos museus, no cinema, ou nos jornais, possibilita usos diversos, podendo reiterar a história oficial, ou, como busca tratá-la esse trabalho, questioná-la, difundindo outras narrativas e politizando o seu uso. Por fim, a partir das experiências citadas, concluímos que o uso da arte como fonte é uma aliada para uma prática de ensino mais envolvente e atrativa para os alunos, além de possibilitar uma descolonização do conhecimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70477
ISBN: 978-65-00-61083-3
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_resumo_eve_ntmartins.pdf134,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.