Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70477
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Nicole Trajano | - |
dc.contributor.author | Sousa, Maria Carmélia Coêlho de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T16:01:09Z | - |
dc.date.available | 2023-02-03T16:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Nicole Trajano; SOUSA, Maria Carmélia Coêlho de. Walter Benjamin e a barbárie: a arte no ensino de História. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 120. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70477 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fontes | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Walter Benjamin | pt_BR |
dc.title | Walter Benjamin e a barbárie: a arte no ensino de História | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nesse estudo nos detemos às problemáticas em torno do uso da arte como fonte para o ensino de história, tendo em vista a sua forte presença no cotidiano atual, principalmente para os jovens. Assim, temos como objetivo agregar as discussões sobre o tema, concedendo aporte para potencializar o alcance do ensino e, destarte, o conhecimento. Utilizou-se a experiência no Museu de Arte da UFC (Mauc), aliada a uma análise do contato com fontes do estudante de história do primeiro semestre da instituição, através de uma abordagem que toca principalmente a obra de Walter Benjamin. Assim, discutiu-se que, em consonância com o pensamento do autor, estando a arte nos museus, no cinema, ou nos jornais, possibilita usos diversos, podendo reiterar a história oficial, ou, como busca tratá-la esse trabalho, questioná-la, difundindo outras narrativas e politizando o seu uso. Por fim, a partir das experiências citadas, concluímos que o uso da arte como fonte é uma aliada para uma prática de ensino mais envolvente e atrativa para os alunos, além de possibilitar uma descolonização do conhecimento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_resumo_eve_ntmartins.pdf | 134,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.