Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70470
Tipo: Resumo
Título: As Histórias em Quadrinhos como fontes para o ensino de História
Autor(es): Lima, Germana Nayara Lopes
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos;Ensino de História;ProfHistória
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, Germana Nayara Lopes. As Histórias em Quadrinhos como fontes para o ensino de História. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 109. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal discutir a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs) como fonte para o ensino de História. Para isso, busca-se analisar, a partir do levantamento bibliográfico das dissertações do ProfHistória, como os professores de História fizeram uso dessa fonte, vantagens, desvantagens, assim como, quais objetivos buscavam alcançar ao escolher a nona arte como fonte para o ensino de História. Sabe-se que as HQs, por bastante tempo, foram entendidas como uma literatura menor a qual poderia atrapalhar no aprendizado dos estudantes, além da possibilidade de torná-los delinquentes. Atualmente, as HQs têm se mostrado uma importante ferramenta pedagógica, pois há a questão da estética atraente para as juventudes, além de seus diversos formatos (tirinhas, revistinhas, webcomics, charges etc.) facilitar na publicação e compreensão de diversos assuntos, pertinentes ao cotidiano dos estudantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70470
ISBN: 978-65-00-61083-3
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_resumo_eve_gnllima.pdf133,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.