Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70348
Tipo: | Resumo |
Título: | A constituição da Lei 10.639/03 sob à ótica dos movimentos sociais e sua aplicabilidade no Ensino de História |
Autor(es): | Fernandes, Thiago Medeiros |
Palavras-chave: | Lei 10.639/03;Movimentos sociais;Ensino de História |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | FERNANDES, Thiago Medeiros. A constituição da Lei 10.639/03 sob à ótica dos movimentos sociais e sua aplicabilidade no Ensino de História. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 83-84. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. |
Resumo: | A centralidade deste trabalho integra aspectos inerentes a lei 10.639/2003 e sua aplicabilidade no Ensino de História, os desafios da gênese social de pertencimento histórico no que se refere à cultura africana e afro-brasileira nas escolas, a construção identitária dos movimentos sociais e suas contribuições no processo de ensino. O objetivo da narrativa, está na problematização dos estigmas disseminados nos espaços de aprendizagens formais e não formais. Por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), a pesquisa parte do pensamento decolonial, pois nos convida repensar o papel das organizações e da imprensa negra, sobretudo por novas perspectivas, a reestruturação de pensamentos moldados pela historiografia oficial a fim de possibilitar a construção de um novo olhar epistemológico sob o viés decolonial (QUINTERO, 2019). As discussões sobre a gênese estrutural da lei 10.639/03 gerou várias inquietações de sua origem e aplicabilidade no processo de ensino que, obviamente, foi o propulsor para investigar seu surgimento. Neste sentido, percebe-se que tal representação legislacional vigorada atualmente, constitui na sua essência a participação cirúrgica dos movimentos sociais e, notadamente, do Movimento Negro. Neste sentido, historicamente, percebe-se o quanto lutas identitárias foram alcançadas, desde o direito de estudar ao reconhecimento histórico e da cultura africana e afro-brasileiro. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70348 |
ISBN: | 978-65-00-61083-3 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_resumo_eve_tmfernandes.pdf | 157,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.