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dc.contributor.authorFernandes, Thiago Medeiros-
dc.date.accessioned2023-01-27T20:20:36Z-
dc.date.available2023-01-27T20:20:36Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFERNANDES, Thiago Medeiros. A constituição da Lei 10.639/03 sob à ótica dos movimentos sociais e sua aplicabilidade no Ensino de História. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 83-84. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70348-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.titleA constituição da Lei 10.639/03 sob à ótica dos movimentos sociais e sua aplicabilidade no Ensino de Históriapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA centralidade deste trabalho integra aspectos inerentes a lei 10.639/2003 e sua aplicabilidade no Ensino de História, os desafios da gênese social de pertencimento histórico no que se refere à cultura africana e afro-brasileira nas escolas, a construção identitária dos movimentos sociais e suas contribuições no processo de ensino. O objetivo da narrativa, está na problematização dos estigmas disseminados nos espaços de aprendizagens formais e não formais. Por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), a pesquisa parte do pensamento decolonial, pois nos convida repensar o papel das organizações e da imprensa negra, sobretudo por novas perspectivas, a reestruturação de pensamentos moldados pela historiografia oficial a fim de possibilitar a construção de um novo olhar epistemológico sob o viés decolonial (QUINTERO, 2019). As discussões sobre a gênese estrutural da lei 10.639/03 gerou várias inquietações de sua origem e aplicabilidade no processo de ensino que, obviamente, foi o propulsor para investigar seu surgimento. Neste sentido, percebe-se que tal representação legislacional vigorada atualmente, constitui na sua essência a participação cirúrgica dos movimentos sociais e, notadamente, do Movimento Negro. Neste sentido, historicamente, percebe-se o quanto lutas identitárias foram alcançadas, desde o direito de estudar ao reconhecimento histórico e da cultura africana e afro-brasileiro.pt_BR
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