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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70348
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes, Thiago Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T20:20:36Z | - |
dc.date.available | 2023-01-27T20:20:36Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Thiago Medeiros. A constituição da Lei 10.639/03 sob à ótica dos movimentos sociais e sua aplicabilidade no Ensino de História. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 83-84. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70348 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.title | A constituição da Lei 10.639/03 sob à ótica dos movimentos sociais e sua aplicabilidade no Ensino de História | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A centralidade deste trabalho integra aspectos inerentes a lei 10.639/2003 e sua aplicabilidade no Ensino de História, os desafios da gênese social de pertencimento histórico no que se refere à cultura africana e afro-brasileira nas escolas, a construção identitária dos movimentos sociais e suas contribuições no processo de ensino. O objetivo da narrativa, está na problematização dos estigmas disseminados nos espaços de aprendizagens formais e não formais. Por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), a pesquisa parte do pensamento decolonial, pois nos convida repensar o papel das organizações e da imprensa negra, sobretudo por novas perspectivas, a reestruturação de pensamentos moldados pela historiografia oficial a fim de possibilitar a construção de um novo olhar epistemológico sob o viés decolonial (QUINTERO, 2019). As discussões sobre a gênese estrutural da lei 10.639/03 gerou várias inquietações de sua origem e aplicabilidade no processo de ensino que, obviamente, foi o propulsor para investigar seu surgimento. Neste sentido, percebe-se que tal representação legislacional vigorada atualmente, constitui na sua essência a participação cirúrgica dos movimentos sociais e, notadamente, do Movimento Negro. Neste sentido, historicamente, percebe-se o quanto lutas identitárias foram alcançadas, desde o direito de estudar ao reconhecimento histórico e da cultura africana e afro-brasileiro. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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