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Tipo: TCC
Título: Aplicação de um modelo Neuroevolutivo para simular jogadores : um estudo de caso com o jogo Ultimate Guitar Show
Autor(es): Sousa, Marco Aurélio Lima de
Orientador: Amaro Júnior, Bonfim
Palavras-chave: Jogos;Redes Neurais;Algoritmos Genéticos;Aprendizado por Reforço;Neuroevolução
Data do documento: 2022
Citação: SOUSA, Marco Aurélio Lima de. Aplicação de um modelo Neuroevolutivo para simular jogadores : um estudo de caso com o jogo Ultimate Guitar Show. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta um modelo de aprendizado de máquina que, após treinamento especializado, obtém a capacitação necessária para jogar o jogo Ultimate Guitar Show (desenvolvido pelo próprio autor). Para isto, foi utilizado redes neurais combinados com algoritmos genéticos em uma abordagem neuroevolutiva. No contexto desta obra, os algoritmos genéticos são usados na definição dos pesos sinápticos durante o treinamento de uma rede neural profunda. A rede neural, por sua vez, retorna um valor binário que representa uma decisão no jogo. Cada cromossomo é testado individualmente e, através de um cálculo específico, seu valor de fitness (nível de aptidão em jogar) é definido e atribuído a ele. Foram efetuadas sete rodadas de treinamento até que se alcançou, na última delas, a melhor configuração genética, resultando na produção de diversos cromossomos extremamente especializados no jogo. Passadas todas as fases de treinamento, testou-se então o cromossomo gerado de melhor fitness em uma rede neural dentro do ambiente do jogo real. Tal teste, feito tanto com a fase usada no treinamento como outras fases que a rede neural não conhecia, comprovou a ocorrência de aprendizado, pois em todas estas fases diferentes a rede neural apresentou o mesmo nível de acurácia em jogar de forma autônoma.
Abstract: This work presents a machine learning model that, after specialized training, obtains the necessary skills to play the Ultimate Guitar Show game (developed by the author). For this, neural networks were used combined with genetic algorithms in a neuroevolutionary approach. In the context of this work, genetic algorithms are used to define synaptic weights during the training of a deep neural network. The neural network, in turn, returns a binary value that represents a decision in the game. Each chromosome is tested individually and, through a specific calculation, its fitness value (level of aptitude in playing) is defined and attributed to it. Seven rounds of training were carried out until the best genetic configuration was reached in the last one, resulting in the production of several extremely specialized chromosomes in the game. After all the training phases, the chromosome generated with the best fitness was then tested in a neural network within the real game environment. Such a test, carried out both with the phase used in training and other phases that the neural network did not know about, proved the occurrence of learning, since in all these different phases the neural network presented the same level of accuracy in playing autonomously
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70302
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