Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70286
Type: Dissertação
Title: Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual
Title in English: Didactic strategies for the study of microbiology in a state public school
Authors: Azevedo, Maria Erli Oliveira
Advisor: Lima, Daniel Cassiano
Keywords: Microbiologia - Estudo e ensino;Ensino - Meios auxiliares;Internet na educação;Microbiology - Study and teaching;Teaching - Aids and devices;Internet in education
Issue Date: 23-Feb-2022
Publisher: AZEVEDO, Maria Erli Oliveira. Estratégias didáticas para o estudo de microbiologia em uma escola da rede pública estadual. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Na atualidade, parece ser consenso que os profissionais docentes precisam inovar suas práticas para garantir maior atratividade e possibilitar uma aprendizagem mais significativa aos estudantes. Com relação ao ensino de Microbiologia no ensino básico, percebem-se algumas problemáticas que podem desfavorecer a qualidade do ensino. Os fatores geralmente remetem à falta de contextualização, associação dos microorganismos exclusivamente a doenças, falta de recursos diversificados durante as aulas, e, a formação deficiente de professores de Ciências e Biologia. Baseando-se nesses fatores, foram produzidas estratégias metodológicas voltadas para o ensino de Microbiologia, visando tornar a abordagem do assunto Resistência bacteriana mais dinâmico e atrativo. O material produzido nesta pesquisa consistiu em um Kit didático representando o exame antibiograma e uma Webquest, sendo desenvolvido em uma escola da rede pública estadual, situada no município de Uruburetama-CE, tendo como público-alvo alunos do 2° ano. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a eficácia da utilização de um Kit didático simulando o exame antibiograma e da aplicação de uma Webquest como ferramenta didático-pedagógica no contexto de aulas de Microbiologia. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória. O instrumento utilizado para a coleta de dados consistiu em um questionário semiestruturado e os resultados obtidos foram analisados qualitativamente. A análise dos dados coletados reflete o quanto a utilização de estratégias didáticas diferenciadas é importante para a dinamicidade das aulas e para possibilitar melhorias na qualidade do ensino. Nessa perspectiva, os produtos educacionais desenvolvidos em decorrência desta pesquisa lançam possibilidades para que outros educadores experimentem essa ferramenta educacional, inovando em suas aulas e tornando o ensino de microbiologia mais dinâmico e menos abstrato.
Abstract: Currently, there seems to be a consensus that teaching professionals need to innovate their practices to ensure greater attractiveness and enable more meaningful learning for students. Regarding the teaching of Microbiology in basic education, there are some problems that can undermine the quality of teaching. The factors usually refer to the lack of contextualization, association of microorganisms exclusively with diseases, lack of diversified resources during classes, and the deficient training of Science and Biology teachers. Based on these factors, methodological strategies were produced for the teaching of Microbiology, aiming to make the approach to the subject Bacterial Resistance more dynamic and attractive. The material produced in this research consisted of a didactic kit representing the antibiogram exam and a Webquest, being developed in a state public school, located in the city of Uruburetama-CE, with the target audience of 2nd year students. The objective of this research was to analyze the effectiveness of using a didactic kit simulating the antibiogram exam and the application of a Webquest as a didactic-pedagogical tool in the context of Microbiology classes. The research is qualitative and exploratory in nature. The instrument used for data collection consisted of a semi-structured questionnaire and the results obtained were qualitatively analyzed. The analysis of the collected data reflects how important the use of differentiated didactic strategies is for the dynamics of the classes and to enable improvements in the quality of teaching. In this perspective, the educational products developed as a result of this research launch possibilities for other educators to try this educational tool, innovating in their classes and making the teaching of microbiology more dynamic and less abstract.
Description: Acompanha produto educacional: "Kit didático e Webquest como estratégias para o ensino de microbiologia".
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70286
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_pe_meoazevedo.pdfProduto Educacional1,19 MBAdobe PDFView/Open
2022_dis_meoazevedo.pdfDissertação Maria Erli1,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.