Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70259
Tipo: Resumo
Título : A seção “reading” do TOEFL-ITP: análise das estratégias de resolução de questões dos alunos do IsF
Autor : Rodrigues, Karine Monteiro
Palabras clave : TOEFL-ITP;Reading;Estratégias
Fecha de publicación : 2022
Citación : RODRIGUES, Karine Monteiro. A seção “reading” do TOEFL-ITP: análise das estratégias de resolução de questões dos alunos do IsF. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 36-37. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho é um levantamento realizado no contexto da bolsa de residência docente do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi - IsF) Inglês, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante o segundo semestre de 2022, foram ofertadas turmas do curso “TOEFL-ITP: Estratégias e Simulados”, voltadas para estudantes de graduação e/ou pós-graduação da UFC. Em consonância a essas aulas, foi ofertado um projeto chamado “Extra Classes”, em que os alunos resolviam questões da prova e tiravam dúvidas com a professora, com a ideia de familiarizar os estudantes do projeto com o formato das questões do TOEFL ITP. Durante as duas primeiras semanas de aula, os alunos realizaram questões da Seção 1, “Reading Comprehension”, e foram apresentados a diferentes formas de resolução de questões. Nesse contexto, a pesquisa é baseada nas respostas desses alunos ao formulário avaliativo sobre sua experiência durante esse período de aulas e sobre se essas estratégias mudaram a forma como realizam os simulados. O estudo de corte tem como objetivo analisar as diferentes estratégias de realização das questões de simulados do TOEFL-ITP durante a seção “Reading Comprehension" e descrever se essas estratégias mudaram depois das “Extra Classes”. A metodologia utilizada é quali-quantitativa, sendo baseada nos resultados dos formulários e na retratação das experiências dos alunos. O presente estudo teve como resultado uma mudança na forma como os alunos resolvem as questões da seção específica do TOEFL-ITP, considerando que 92,9% dos participantes da pesquisa modificaram suas estratégias depois das aulas específicas. Portanto, é possível considerar parcialmente que umas das abordagens para o ensino do TOEFL-ITP pode ser apresentar estratégias de realização de provas, promovendo uma melhor administração do tempo.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70259
ISBN : 978-65-00-61083-3
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_resumo_eve_kmrodrigues.pdf161,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.