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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70259
Tipo: | Resumo |
Título : | A seção “reading” do TOEFL-ITP: análise das estratégias de resolução de questões dos alunos do IsF |
Autor : | Rodrigues, Karine Monteiro |
Palabras clave : | TOEFL-ITP;Reading;Estratégias |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | RODRIGUES, Karine Monteiro. A seção “reading” do TOEFL-ITP: análise das estratégias de resolução de questões dos alunos do IsF. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 36-37. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho é um levantamento realizado no contexto da bolsa de residência docente do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi - IsF) Inglês, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante o segundo semestre de 2022, foram ofertadas turmas do curso “TOEFL-ITP: Estratégias e Simulados”, voltadas para estudantes de graduação e/ou pós-graduação da UFC. Em consonância a essas aulas, foi ofertado um projeto chamado “Extra Classes”, em que os alunos resolviam questões da prova e tiravam dúvidas com a professora, com a ideia de familiarizar os estudantes do projeto com o formato das questões do TOEFL ITP. Durante as duas primeiras semanas de aula, os alunos realizaram questões da Seção 1, “Reading Comprehension”, e foram apresentados a diferentes formas de resolução de questões. Nesse contexto, a pesquisa é baseada nas respostas desses alunos ao formulário avaliativo sobre sua experiência durante esse período de aulas e sobre se essas estratégias mudaram a forma como realizam os simulados. O estudo de corte tem como objetivo analisar as diferentes estratégias de realização das questões de simulados do TOEFL-ITP durante a seção “Reading Comprehension" e descrever se essas estratégias mudaram depois das “Extra Classes”. A metodologia utilizada é quali-quantitativa, sendo baseada nos resultados dos formulários e na retratação das experiências dos alunos. O presente estudo teve como resultado uma mudança na forma como os alunos resolvem as questões da seção específica do TOEFL-ITP, considerando que 92,9% dos participantes da pesquisa modificaram suas estratégias depois das aulas específicas. Portanto, é possível considerar parcialmente que umas das abordagens para o ensino do TOEFL-ITP pode ser apresentar estratégias de realização de provas, promovendo uma melhor administração do tempo. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70259 |
ISBN : | 978-65-00-61083-3 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
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