Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Karine Monteiro-
dc.date.accessioned2023-01-25T13:36:27Z-
dc.date.available2023-01-25T13:36:27Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Karine Monteiro. A seção “reading” do TOEFL-ITP: análise das estratégias de resolução de questões dos alunos do IsF. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 36-37. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70259-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTOEFL-ITPpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.titleA seção “reading” do TOEFL-ITP: análise das estratégias de resolução de questões dos alunos do IsFpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho é um levantamento realizado no contexto da bolsa de residência docente do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi - IsF) Inglês, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Durante o segundo semestre de 2022, foram ofertadas turmas do curso “TOEFL-ITP: Estratégias e Simulados”, voltadas para estudantes de graduação e/ou pós-graduação da UFC. Em consonância a essas aulas, foi ofertado um projeto chamado “Extra Classes”, em que os alunos resolviam questões da prova e tiravam dúvidas com a professora, com a ideia de familiarizar os estudantes do projeto com o formato das questões do TOEFL ITP. Durante as duas primeiras semanas de aula, os alunos realizaram questões da Seção 1, “Reading Comprehension”, e foram apresentados a diferentes formas de resolução de questões. Nesse contexto, a pesquisa é baseada nas respostas desses alunos ao formulário avaliativo sobre sua experiência durante esse período de aulas e sobre se essas estratégias mudaram a forma como realizam os simulados. O estudo de corte tem como objetivo analisar as diferentes estratégias de realização das questões de simulados do TOEFL-ITP durante a seção “Reading Comprehension" e descrever se essas estratégias mudaram depois das “Extra Classes”. A metodologia utilizada é quali-quantitativa, sendo baseada nos resultados dos formulários e na retratação das experiências dos alunos. O presente estudo teve como resultado uma mudança na forma como os alunos resolvem as questões da seção específica do TOEFL-ITP, considerando que 92,9% dos participantes da pesquisa modificaram suas estratégias depois das aulas específicas. Portanto, é possível considerar parcialmente que umas das abordagens para o ensino do TOEFL-ITP pode ser apresentar estratégias de realização de provas, promovendo uma melhor administração do tempo.pt_BR
Aparece nas coleções:SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_resumo_eve_kmrodrigues.pdf161,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.