Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70097
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso de experimentos de baixo custo como instrumento para o ensino de física no ensino básico |
Autor(es): | Santos, Pedro Rodrigo Sousa |
Orientador: | Dias, Nildo Loiola |
Palavras-chave: | Equipamentos de baixo custo;Ensino de Física;Educação - métodos experimentais |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SANTOS, P. R. S. O uso de experimentos de baixo custo como instrumento para o ensino de física no ensino básico. 101 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Esta dissertação tem por finalidade investigar a eficácia do uso de experimentos de baixo custo para o ensino de Física no ensino básico. A física, de modo geral, não é popular entre os alunos. Muitos alunos têm dificuldades em entender as teorias e principalmente em compreender os cálculos. Como alternativa ao ensino tradicional de Física este trabalho propõe o uso da metodologia da física experimental, a partir de um roteiro de experimentos de baixo custo. Para corroborar com o uso desta metodologia, nos apoiamos na teoria do construtivismo de Jean Piaget, que defende uma abordagem mais concreta (como o uso de experimentos para demonstrar fenômenos físicos), e na teoria do socioconstrutivismo de Lev Vygotsky, que defende que o conhecimento se dá a partir da interação social (como a interação entre alunos que trabalham juntos em uma prática). O uso de experimentos de baixo custo é também uma solução para o problema da falta de um laboratório didático na escola. Para este trabalho foram selecionados experimentos de baixo custo e rápida montagem, que foram montados e aplicados na escola. Além disso, foi mostrado, através de um questionário, o interesse do aluno em aulas com esta abordagem. |
Abstract: | This dissertation aims to teach research for low-cost use in basic education. Physics in general is not popular with students. Most of the students have difficulties in understanding theories, specially calculation. As an alternative to the traditional physics scheme, this work uses the methodology of experimental physics, based on a script of low-cost experiments. To corroborate this methodology, we rely on Jean Piaget's theory of constructivism, which defends a more concrete approach (such as the use of experiments to demonstrate physical phenomena), and on Lev Vygotsky's theory of socioconstructivism, which defends that knowledge is given to from social interaction (such as the interaction between students working together in a practice). The use of low-cost experiments is also a solution to the problem of the lack of a teaching laboratory in the school. For this work, were selecter low-cost and fast-assembly experiments which were set up and applied in the school. In addition, it was proved, through a questionnaire, that students were more interested in classes with this approach. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70097 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_prssantos.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.