Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70030
Tipo: TCC
Título : A natureza dual da luz no Ensino Médio
Autor : Xavier, Antônio Alyson da Silva
Tutor: Silva, Carla Maria Salgado Vidal
Palabras clave : Ensino de Física;Física Moderna;Simulador PhET;Aprendizagem Significativa
Fecha de publicación : 2022
Citación : XAVIER, A. A. S. A natureza dual da luz no Ensino Médio. 2022. 38 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022
Resumen en portugués brasileño: O ensino de Física Moderna é discutido por diversos pesquisadores na área de Ensino, tanto para a sua introdução no Ensino Médio quanto para a melhor forma de fazer essa inserção. A causa para inclusão desses temas no Ensino Médio é dada pela necessidade de fomentar uma cultura científica mais sólida em nosso corpo discente. Ao mesmo tempo que precisamos alcançar os objetivos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Nossos alunos estão cada vez mais cercados por tecnologias (GPS, celulares, computadores, aplicativos) que compreendem mais e mais conceitos físicos relativos à Física Moderna (relatividade, semicondutores, quantização). Por outro lado, o ensino de Física tem ocorrido de forma conteudista e tradicional, priorizando os aspectos teóricos e abstratos do conteúdo. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo elaborar e apresentar uma proposta didática para ensinar o comportamento dual da luz, utilizando o simulador PhET como ferramenta didática para a imersão e aprofundamento do saber em nosso alunado. O referencial teórico para a formulação desse produto pedagógico foi a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel.
Abstract: The teaching of Modern Physics is discussed by several researchers in the area of Education, both for its introduction in high school and for the best way to make this insertion. The reason for including these themes in high school is due to the need to foster a more solid scientific culture in our student body. At the same time, we need to achieve the objectives presented in the National Curriculum Parameters. Our students are increasingly surrounded by technologies (GPS (Global Positioning System), cell phones, computers, applications) that understand more and more physical concepts related to Modern Physics (relativity, semiconductors, quantization). On the other hand, the teaching of Physics has occurred in a content and traditional way, prioritizing the theoretical and abstract aspects of the content. In this context, the present work aimed to develop and present a didactic proposal to teach the dual behavior of light and matter, using the PhET simulator as a didactic tool for the immersion and deepening of knowledge in our students. The theoretical framework for the formulation of this pedagogical product was David Ausubel's Theory of Meaningful Learning.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70030
Aparece en las colecciones: FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_aasxavier.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.