Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69994
Tipo: TCC
Título : A mulher negra, educação e trabalho: uma realidade desigual na sociedade brasileira
Título en inglés: Black women, education and work: an unequal reality in brazilian society
Autor : Oliveira, Daniele Aderaldo de
Palabras clave : Mercado de trabalho;Mulheres negras;Desigualdades
Fecha de publicación : 2022
Citación : OLIVEIRA, Daniele Aderaldo de. A mulher negra, educação e trabalho: uma realidade desigual na sociedade brasileira. 2022. 22 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma discussão acerca das desigualdades, sobretudo de classe, gênero e raça, que perpassam o contexto das mulheres negras, com relação ao acesso à educação superior e ao mercado de trabalho. O apoio teórico para o alcance desse objetivo foi delineado, principalmente, a partir das ideias de Lélia Gonzalez (1988) e Grada Kilomba (2019), autoras que abordam racismo e gênero, dentre outras temáticas interseccionadas. Sendo uma pesquisa do tipo qualitativa, para a construção dos dados realizamos uma pesquisa bibliográfica, a fim de visualizarmos as contribuições já existentes no tocante à temática em questão. Após a análise de dados, observamos que os resultados evidenciam que o racismo genderizado persiste na sociedade brasileira e se reflete em diversas áreas da vida das mulheres negras, sobretudo no que concerne à educação superior, impactando sobre o acesso e a permanência desse grupo nas instituições de ensino superior do país, bem como na inserção no mercado de trabalho.
Abstract: The main objective of this work is to deepen the discussions on inequalities, especially of class, gender and race, which permeate the context of black women, with regard to access to higher education and the labor market. Theoretical support to achieve this goal was mainly based on the ideas of Gonzalez (1988) and Kilomba (2019). Being a qualitative research, for the construction of the data we carried out a bibliographic review, in order to visualize the existing contributions regarding the subject in question. After analyzing the data, we observed that the results show that gender racism persists in Brazilian society and is reflected in different areas of black women's lives, especially with regard to higher education, impacting the access and permanence of this group in institutions of higher education. in the country.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69994
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_daoliveira.pdf351,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.