Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69987
Tipo: TCC
Título : Planejamento na educação infantil: as perspectivas de professoras da pré-escola de um centro de educação infantil da rede pública municipal de Fortaleza-CE
Título en inglés: Planning in early childhood education: the perspectives of pre-school teachers at an early childhood education center of the municipal public network of Fortaleza-CE
Autor : Araújo, Mariana Santos da Costa
Tutor: Cruz, Silvia Helena Vieira
Palabras clave : Preschool teachers;Teaching in Early Childhood Education;Planning in Early Childhood Education;Planejamento na Educação Infantil;Docência na Educação Infantil;Professoras da pré-escola
Fecha de publicación : 2022
Citación : ARAÚJO, Mariana Santos da Costa. Planejamento na educação infantil: as perspectivas de professoras da pré-escola de um centro de educação infantil da rede pública municipal de Fortaleza-CE. Orientadora: Silvia Helena Vieira Cruz. 2022. 21 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo trata das perspectivas docentes sobre o planejamento na Educação Infantil, representando um importante papel na construção das práticas pedagógicas nas creches e pré-escolas. O objetivo geral consiste em analisar as perspectivas de professoras da pré-escola de um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede pública municipal de Fortaleza sobre o planejamento na Educação Infantil. A metodologia utilizada para alcançá-lo consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com duas professoras atuantes em turmas do Infantil IV. Em suma, constatou-se que as professoras parecem ter perspectivas reduzidas frente ao papel do planejamento na Educação Infantil, além de lidarem com desafios no ato de planejar na instituição, o que contribui para uma tendência de planejamento alicerçada no desígnio de conteúdos e análise de aspectos do desenvolvimento. Conclui-se que essas perspectivas expõem ao risco a riqueza presente nos contextos da Educação Infantil, visto que é averiguado desacordo para com as peculiaridades inerentes a essa etapa, desencadeando uma visão restrita sobre a pré-escola, como fase meramente preparatória à próxima etapa, assumindo o enfoque de instruir, comparar, alfabetizar e escolarizar, ao invés de contribuir efetivamente com o bem-estar e o desenvolvimento integral dos educandos.
Abstract: This paper deals with the teaching perspectives on planning in Early Childhood Education, representing an important role in the construction of pedagogical practices in kindergartens and preschools. The general objective is to analyze the perspectives of preschool teachers of a Child Education Center (CEI) of the municipal public network of Fortaleza on planning in Early Childhood Education. The methodology used to achieve it consisted of conducting semi-structured interviews with two teachers who work in Kindergarten IV classes. In short, it was found that the teachers seem to have reduced perspectives regarding the role of planning in Early Childhood Education, in addition to dealing with challenges in the act of planning in the institution, which contributes to a tendency of planning based on the design of contents and analysis of aspects of development. It is concluded that these perspectives expose the richness present in the contexts of Early Childhood Education to risk, since there is disagreement with the peculiarities inherent to this stage, triggering a restricted view of preschool, as a merely preparatory phase for the next stage, assuming the focus of instructing, comparing, teaching literacy and schooling, instead of effectively contributing to the well-being and integral development of children.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69987
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_mscaraujo.pdf224,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.