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dc.contributor.advisorAlmeida, Ronaldo de Sousa-
dc.contributor.authorSales, Sâmya Cristiane Alexandre-
dc.date.accessioned2022-12-29T12:26:54Z-
dc.date.available2022-12-29T12:26:54Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSALES, Sâmya Cristiane Alexandre. Relatos de alunos-trabalhadores: impactos no bem-estar físico e psicológico do indivíduo em formação profissional docente. Orientador: Ronaldo de Sousa Almeida. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69925-
dc.description.abstractThe present work aims to understand how the student-worker relationship versus initial training affects the physical and psychological well-being of the individual in professional teacher training. This work invites us to reflect on the greatest difficulties faced by the student-worker to complete initial training, their participation in activities promoted by the University and how to deal with an impasse between work and the University. This work is based on bibliographical research, where the theoretical foundation is argued in theories such as Freitas (2009); Nogueira and Catani (2007); Bourdieu (2007). These comment on the naturalization of the generalized academic success of the working class, which, unlike the more affluent, does not have the privileges or skills to compete in the academic market in Brazil. The research has an exploratory and qualitative character, the observations registered in the field diary provided the necessary information to elaborate the classes with subjective questions and the analysis of its result indicated the need to carry out interviews to get even more the difficulties of the subjects. The results show that the overload imposed by the exhausting routine of working and studying, added to the exclusionary obligations of the public institution, causes anxiety, fatigue and other problems to the individual's physical and psychological well-being.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAluno-trabalhadorpt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectDificuldades enfrentadaspt_BR
dc.titleRelatos de alunos-trabalhadores: impactos no bem-estar físico e psicológico do indivíduo em formação profissional docente.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho objetiva compreender como a relação aluno-trabalhador versus formação inicial afeta o bem-estar físico e psicológico do indivíduo em formação profissional docente. Este trabalho nos convida a uma reflexão sobre as maiores dificuldades enfrentadas pelo aluno-trabalhador para concluir a formação inicial, sua participação nas atividades promovidas pela Universidade e de como lidam ao se depararem com situações de impasse entre o trabalho e a Universidade. Este trabalho se ampara em pesquisa bibliográfica, onde a fundamentação teórica se ampara em teóricos como Freitas (2009); Nogueira e Catani (2007); Bourdieu (2007). Esses comentam a naturalização do fracasso acadêmico generalizado da classe trabalhadora que diferente dos mais abastados não possui os privilégios, nem aptidões para competir no mercado acadêmico do Brasil. A pesquisa tem caráter exploratório e qualitativo, as observações registradas em diário de campo deram as informações necessárias para elaborar o questionário com perguntas subjetivas e a análise do seu resultado indicou a necessidade de realizar entrevistas para aprofundar ainda mais as dificuldades dos sujeitos. Os resultados mostram que a sobrecarga imposta pela rotina exaustiva de trabalhar e estudar, somadas às burocracias excludentes da Instituição pública, são causadores de ansiedade, cansaço e outros problemas ao bem-estar físico e psicológico do indivíduo. Conclui-se que é necessário rediscutir, junto à comunidade acadêmica, medidas concretas para minimizar os impactos negativos advindos de processos burocráticos e pedagógicos que seguem dificultando a formação de estudantes trabalhadores.pt_BR
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