Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69920
Tipo: Dissertação
Título : Notas para uma cidade por vir: os gestos fílmicos engajados na invenção do espaço urbano
Título en inglés: Notes for a city to come: the filmic gestures engaged in the invention of urban space
Autor : Vieira, Ana Paula Veras Camurça
Tutor: Gorczevski, Deisimer
Co-asesor: Lima, Érico Araújo
Palabras clave : Cinema;Cidade;Espaço;Gestos;Texto-trajeto
Fecha de publicación : 2021
Citación : VIEIRA, Ana Paula Veras Camurça. Notas para uma cidade por vir: os gestos fílmicos engajados na invenção do espaço urbano. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: A partir da proposição de um texto-trajeto, esta pesquisa busca caminhar em companhia de alguns filmes, tanto ficcionais como documentais, realizados nos últimos anos em Fortaleza – CE. Durante esse caminho, nossa escuta se ateve aos modos como as imagens, em meio às disputas que emergem à superfície do espaço urbano, colaboram com um enfrentamento aos projetos hegemônicos de cidade. Cada filme elabora gestos substanciais na reconfiguração de uma relação com a cidade ao afirmar um espaço de invenção, questionar formas de atuação dos poderes instituídos e tensionar determinados regimes de visibilidade. Junto aos filmes Duas Avenidas (Diógenes Lopes, 2012), Vista mar (Rubia Mércia, Pedro Diógenes, Rodrigo Capistrano, Victor Furtado, Claugeane Costa e Henrique Leão, 2009), Titanzinho Não Se Vende (Coletivo Servilost, 2019), VENDO MAR (Realização coletiva, 2016), Visita Guiada (Victor Furtado, 2016), Ponte Velha (Victor de Melo, 2018), Visita da Raquel Rolnik no Poço da Draga – Parte I (Conselho Comunitário da Defesa Social e Ilha da draga audiovisual, 2012), Mauro em Caiena (Leonardo Mouramateus, 2012) e Boca de Loba (Barbara Cabeça, 2012), em um processo que se constituiu levando em consideração a implicação direta da pesquisadora, abordamos de que forma esses gestos fílmicos inventam modos de engajamento no tempo e no espaço.
Abstract: From the proposal of a text-path, this research seeks to walk in the company of some films, both fictional and documentary, made in recent years in Fortaleza - CE. During this path, our listening was attentive to the ways in which the images, in the middle of the disputes that emerge on the surface of the urban space, collaborate with a confrontation with the hegemonic projects of the city. Each film elaborates substantial gestures in the reconfiguration of a relationship with the city by affirming a space of invention, questioning the ways of acting of the instituted powers and tensioning certain visibility regimes. Along with the films Duas Avenidas (Diógenes Lopes, 2012), Vista mar (Rubia Mércia, Pedro Diógenes, Rodrigo Capistrano, Victor Furtado, Claugeane Costa and Henrique Leão, 2009), Titanzinho Não Vende (Coletivo Servilost, 2019), VENDO MAR (Collective realization, 2016), Visita Guiada (Victor Furtado, 2016), Ponte Velha (Victor de Melo, 2018), Visita da Raquel Rolnik no Poço da Draga – Parte I (Conselho Comunitário da Defesa Social e Ilha da draga audiovisual, 2012), Mauro em Caiena (Leonardo Mouramateus, 2012) and Boca de Loba (Barbara Cabeça, 2012), in a process that was constituted taking into account the direct implication of the researcher, we approach how these film gestures invent ways of engaging in time and in space.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69920
Aparece en las colecciones: PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_dis_apvcvieira978,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.