Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69853
Tipo: Tese
Título : Belas tardes de domingo: maturidade e dança no Ceará
Autor : Carneiro, Emmanuel Alves
Tutor: Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Co-asesor: Lima, Maria Socorro Lucena
Palabras clave : Feminino;Independência;Maturidade;Dança;Female;Independence;Maturity;Dance
Fecha de publicación : 2022
Citación : CARNEIRO, Emmanuel Alves. Belas tardes de domingo: maturidade e dança no Ceará. Orientadora: Patrícia Helena Carvalho Holanda. 2022. 145 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O estudo aborda a relação do feminino e sua maturidade com a prática de dança de salão por frequentadoras dos Clubes Sociais da cidade de Fortaleza - Ceará, prática essa que nos remete a entender como categoria de investigação a sua independência e autonomia para realização dessa atividade. Tem como objetivo geral compreender a relação entre dança, maturidade e universo feminino na dança de salão das tardes de domingo nos clubes sociais na cidade de Fortaleza na atualidade. Na fundamentação da pesquisa recorreu-se a vários teóricos dos campos estudados: Beavoir (2018), Goldenberg (2011), Freitas (2005), Monteiro (2007), Bosi (1994), Capucha (2005), Navarro (2017), Morais (2013) Tonial (2011), Moreira (2008), Cavalcante, Holanda e Fernandes (2015), dentre outros. Optou-se pela metodologia de abordagem qualitativo-descritiva, exploratória do tipo estudo de caso, com o uso das técnicas: observação direta por meio do lócus da pesquisa, entrevistas com dirigentes e diretores dos clubes sociais e levantamento estruturado pelo questionário aplicado com os sujeitos da pesquisa. A relevância da pesquisa em andamento está na aproximação e aprofundamento do fenômeno em questão em diferentestempos na sociedade, onde são focalizados a independência feminina prioritariamente em relação ao lazer e a sua autonomia, tendo na dança uma possibilidade de prática de lazer, um espaço de desenvolvimento de sociabilidade e de atividade emancipatória, protagonismo feminino na sua construção identitária.
Abstract: The study approaches the relationship between the feminine and their maturity with the practice of ballroom dancing by frequenters of social clubs in the city of Fortaleza - Ceará, a practice that leads us to understand, as a research category, their independence and autonomy to perform this activity. The general objective is to understand the relationship between dance, maturity and the feminine universe in the ballroom dancing on Sunday afternoons in social clubs in the city of Fortaleza today. The research was based on several theorists of the studied fields: Beavoir (2018), Goldenberg (2011), Freitas (2005), Monteiro (2007), Bosi (1994), Capucha (2005), Navarro (2017), Morais (2013) Tonial (2011), Moreira (2008), Cavalcante, Holanda and Fernandes (2015), among others. He opted for the methodology of qualitative-descriptive, exploratory approach of the case study type, with the use of the techniques: direct observation through the locus of research, interviews with leaders and directors of social clubs and survey structured by the questionnaire applied with the research subjects. The relevance of the research in progress is in the approximation and deepening of the phenomenon in question in different times in society, where the female independence is focused primarily in relation to leisure and its autonomy, having in dance a possibility of leisure practice, a space for the development of sociability and emancipatory activity, female protagonism in its identity construction.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69853
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tese_eacarneiro.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.