Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69853
Tipo: | Tese |
Título: | Belas tardes de domingo: maturidade e dança no Ceará |
Autor(es): | Carneiro, Emmanuel Alves |
Orientador: | Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
Coorientador: | Lima, Maria Socorro Lucena |
Palavras-chave: | Feminino;Independência;Maturidade;Dança;Female;Independence;Maturity;Dance |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | CARNEIRO, Emmanuel Alves. Belas tardes de domingo: maturidade e dança no Ceará. Orientadora: Patrícia Helena Carvalho Holanda. 2022. 145 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O estudo aborda a relação do feminino e sua maturidade com a prática de dança de salão por frequentadoras dos Clubes Sociais da cidade de Fortaleza - Ceará, prática essa que nos remete a entender como categoria de investigação a sua independência e autonomia para realização dessa atividade. Tem como objetivo geral compreender a relação entre dança, maturidade e universo feminino na dança de salão das tardes de domingo nos clubes sociais na cidade de Fortaleza na atualidade. Na fundamentação da pesquisa recorreu-se a vários teóricos dos campos estudados: Beavoir (2018), Goldenberg (2011), Freitas (2005), Monteiro (2007), Bosi (1994), Capucha (2005), Navarro (2017), Morais (2013) Tonial (2011), Moreira (2008), Cavalcante, Holanda e Fernandes (2015), dentre outros. Optou-se pela metodologia de abordagem qualitativo-descritiva, exploratória do tipo estudo de caso, com o uso das técnicas: observação direta por meio do lócus da pesquisa, entrevistas com dirigentes e diretores dos clubes sociais e levantamento estruturado pelo questionário aplicado com os sujeitos da pesquisa. A relevância da pesquisa em andamento está na aproximação e aprofundamento do fenômeno em questão em diferentestempos na sociedade, onde são focalizados a independência feminina prioritariamente em relação ao lazer e a sua autonomia, tendo na dança uma possibilidade de prática de lazer, um espaço de desenvolvimento de sociabilidade e de atividade emancipatória, protagonismo feminino na sua construção identitária. |
Abstract: | The study approaches the relationship between the feminine and their maturity with the practice of ballroom dancing by frequenters of social clubs in the city of Fortaleza - Ceará, a practice that leads us to understand, as a research category, their independence and autonomy to perform this activity. The general objective is to understand the relationship between dance, maturity and the feminine universe in the ballroom dancing on Sunday afternoons in social clubs in the city of Fortaleza today. The research was based on several theorists of the studied fields: Beavoir (2018), Goldenberg (2011), Freitas (2005), Monteiro (2007), Bosi (1994), Capucha (2005), Navarro (2017), Morais (2013) Tonial (2011), Moreira (2008), Cavalcante, Holanda and Fernandes (2015), among others. He opted for the methodology of qualitative-descriptive, exploratory approach of the case study type, with the use of the techniques: direct observation through the locus of research, interviews with leaders and directors of social clubs and survey structured by the questionnaire applied with the research subjects. The relevance of the research in progress is in the approximation and deepening of the phenomenon in question in different times in society, where the female independence is focused primarily in relation to leisure and its autonomy, having in dance a possibility of leisure practice, a space for the development of sociability and emancipatory activity, female protagonism in its identity construction. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69853 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tese_eacarneiro.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.