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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69753
Tipo: | TCC |
Título: | Aulas invertidas e práticas lúdicas no ensino de Redes de Computadores |
Autor(es): | Lima, Tarik Lopes Ponciano |
Orientador: | Carvalho, Windson Viana de |
Palavras-chave: | Redes de Computadores;Sala de aula invertida;Aprendizagem baseada em jogos |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | LIMA, Tarik Lopes Ponciano. Aulas invertidas e práticas lúdicas no ensino de Redes de Computadores. 2021. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Instituto UFC Virtual, Curso de Sistemas e Mídias Digitais, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | A disciplina de Redes de Computadores é um desafio tanto para os professores, quanto para os alunos devido à sua natureza demasiadamente teórica. Para subverter essa situação, a adoção de metodologias que aumentem a motivação e o envolvimento dos alunos e os tornem protagonistas de sua aprendizagem emergem como possíveis soluções. Nesse contexto, a Aprendizagem Baseada em Jogos, do inglês Game Based Learning e Aulas Invertidas, do inglês Flipped Classroom, se apresentam como metodologias de ensino promissoras. O artigo descreve um conjunto de práticas criadas e evoluídas durante os últimos dez anos no curso de graduação Sistemas e Mídias Digitais (compreendendo quatorze edições) da Universidade Federal do Ceará. Ao fim de cada semestre os alunos são convidados a responder um questionário avaliativo compartilhando suas experiências sobre a disciplina e os impactos das atividades e metodologias aplicadas, guiando mudanças e melhorias para as próximas versões da disciplina. Em 2020, durante o período de isolamento social causado pela pandemia global do novo corona vírus, onde uma abordagem de ensino remota precisou ser adotada, foi realizada uma avaliação antes da conclusão da disciplina, para identificar possíveis problemas de adaptação do modelo. Houve grande contraste entre as avaliações do ensino em contexto presencial e remoto, o primeiro sendo melhor avaliado em todas as métricas em comparação ao contexto remoto, evidenciando potenciais dificuldades de adaptação do modelo. |
Abstract: | The discipline of Computer Networks is a challenge for both teachers and students due to its demanding nature. mostly theoretical. To subvert this situation, the adoption of methodologies that increase students' motivation and involvement and make them protagonists of their learning emerge as possible solutions. In this context, Learning Based on Games, from English Game Based Learning and Aulas Inverted, from English Flipped Classroom, are promising teaching methodologies. The article describes a set of practices created and evolved during the last ten years in the undergraduate course Digital Systems and Media (comprising fourteen editions) at the Federal University of Ceará. At the end of each semester students are invited to answer an evaluative questionnaire sharing their experiences about the discipline and the impacts of the activities and methodologies applied, guiding changes and improvements for the next versions of the discipline. In 2020, during the period of social isolation caused by the global pandemic of the new corona virus, where a remote teaching approach had to be adopted, an evaluation was carried out before the conclusion of the discipline, to identify possible problems in adapting the model. There was a great contrast between the evaluations of teaching in face-to-face and remote contexts, the former being better evaluated in all metrics compared to the remote context, evidencing potential difficulties in adapting the model. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69753 |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
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