Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69708
Type: Artigo de Periódico
Title: Relações entre adição ao trabalho e a satisfação com a vida em docentes de nível superior
Title in English: Relations between job addiction and life satisfaction among college professors
Authors: Oliveira, Luciana Karine Araújo de
Maciel, Regina Heloísa Mattei de Oliveira
Damasceno, Thalita Natasha Ferreira
Keywords: Docência;Qualidade de vida no trabalho;Ensino Superior;Produtivismo acadêmico
Issue Date: 2022
Publisher: Brazilian Journal of Development
Citation: OLIVEIRA, Luciana Karine Araújo de; MACIEL, Regina Heloísa Mattei de Oliveira; DAMASCENO, Thalita Natasha Ferreira. Relações entre adição ao trabalho e a satisfação com a vida em docentes de nível superior. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 33044–33066, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O produtivismo acadêmico tem demandado do professor flexibilização no trabalho e sua intensificação, gerando sobrecarga, competições, individualismo, sofrimento psíquico e adoecimento. O presente trabalho tem como objetivo compreender as relações entre a adição ao trabalho e o nível de satisfação com a vida em docentes de nível superior, bem como com suas características sócio laborais. A pesquisa foi realizada em uma amostra por conveniência de docentes que atuavam em Instituições de Ensino Superior do Ceará, com experiência de pelo menos três anos em ensino superior e nível de titulação de pós-graduados. A amostra total foi composta por 270 docentes e o instrumento aplicado foi composto por três questionários: questões socio laborais; a escala Dutch Work Addiction Scale (DUWAS-10) e a Escala de Satisfação com a Vida (ESV). Os resultados mostraram que, com relação à adição ao trabalho, 30,4% dos docentes estudados apresenta TC e TE acima do ponto de corte nos dois fatores, indicando a existência de adição ao trabalho. Em relação à satisfação com a vida, a amostra apresentou um nível relativamente alto e essas duas variáveis se associam negativamente. Tais resultados apontam para um grupo com maior tendência a apresentar realidades em que trabalham muito, porém, não de forma compulsiva, o que permite o investimento em outras áreas da vida, favorecendo assim a satisfação com a vida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69708
ISSN: 2525-8761
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:BU - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_art_lkaoliveira.pdf453,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.