Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69708
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relações entre adição ao trabalho e a satisfação com a vida em docentes de nível superior
Título em inglês: Relations between job addiction and life satisfaction among college professors
Autor(es): Oliveira, Luciana Karine Araújo de
Maciel, Regina Heloísa Mattei de Oliveira
Damasceno, Thalita Natasha Ferreira
Palavras-chave: Docência;Qualidade de vida no trabalho;Ensino Superior;Produtivismo acadêmico
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Brazilian Journal of Development
Citação: OLIVEIRA, Luciana Karine Araújo de; MACIEL, Regina Heloísa Mattei de Oliveira; DAMASCENO, Thalita Natasha Ferreira. Relações entre adição ao trabalho e a satisfação com a vida em docentes de nível superior. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 33044–33066, 2022.
Resumo: O produtivismo acadêmico tem demandado do professor flexibilização no trabalho e sua intensificação, gerando sobrecarga, competições, individualismo, sofrimento psíquico e adoecimento. O presente trabalho tem como objetivo compreender as relações entre a adição ao trabalho e o nível de satisfação com a vida em docentes de nível superior, bem como com suas características sócio laborais. A pesquisa foi realizada em uma amostra por conveniência de docentes que atuavam em Instituições de Ensino Superior do Ceará, com experiência de pelo menos três anos em ensino superior e nível de titulação de pós-graduados. A amostra total foi composta por 270 docentes e o instrumento aplicado foi composto por três questionários: questões socio laborais; a escala Dutch Work Addiction Scale (DUWAS-10) e a Escala de Satisfação com a Vida (ESV). Os resultados mostraram que, com relação à adição ao trabalho, 30,4% dos docentes estudados apresenta TC e TE acima do ponto de corte nos dois fatores, indicando a existência de adição ao trabalho. Em relação à satisfação com a vida, a amostra apresentou um nível relativamente alto e essas duas variáveis se associam negativamente. Tais resultados apontam para um grupo com maior tendência a apresentar realidades em que trabalham muito, porém, não de forma compulsiva, o que permite o investimento em outras áreas da vida, favorecendo assim a satisfação com a vida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69708
ISSN: 2525-8761
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_lkaoliveira.pdf453,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.