Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69638
Tipo: Dissertação
Título: A sequência Fedathi no ensino de construções geométricas e as tecnologias digitais por meio de videoconferência síncrona: a formação de professores do ensino médio
Título em inglês: The Fedathi sequence in the teaching of geometric constructions and digital technologies through synchronous videoconferencing: the training of high school teachers
Autor(es): Nascimento, Francisco Antonio
Orientador: Santana, José Rogério
Palavras-chave: Construções geométricas;Professores - Formação;Engenharia didática;Engenharia pedagógica;Geometric constructions;Teachers -Training;Didactic engineering;Pedagogical engineering
Data do documento: 22-Jun-2022
Citação: NASCIMENTO, Francisco Antonio. A sequência Fedathi no ensino de construções geométricas e as tecnologias digitais por meio de videoconferência síncrona: a formação de professores do ensino médio. 2022. 217 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O ensino de construções geométricas, embora esteja arraigado no contexto da geometria, sua percepção na formação inicial e continuada de professores enfrenta desafios novos. Ainda que tivemos muitos esforços, no que tange a Formação de Professores (FP), a formação inicial do professor de matemática reflete um professor que se preocupa mais com a reprodução dos conteúdos e dos conhecimentos já construídos. Defendemos a utilização do software GeoGebra aliado a Videoconferências Síncronas para o ensino de Construções Geométricas (CG) na formação de professores. Como problemática, formulamos a seguinte questão: o ensino de CG por meio do Software GeoGebra, mediada pela metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) têm impactos para a formação do professor Ensino Médio? Partindo desta questão, apresentamos um estudo sobre o ensino de construções geométricas para formação de professores, mediado pelo software GeoGebra que permite ilustrar Situações Limites (SL) por meio do computador, e que corresponde a questionamento de enunciados, postulados, axiomas e teoremas matemáticos. No que tange a base metodológica, optamos por trabalhar com a Engenharia Didática (ED)como planejamento da pesquisa e a Sequência Fedathi (SF). Utilizamos ainda Engenharia Pedagógica na concepção do Produto Educacional (PE). Desenvolvemos uma pesquisa básica de abordagem Qualitativa e Quantitativa com questionário estruturado. É uma pesquisa descritiva, em que descreve características de uma população ou fenômeno. Quanto aos objetivos, Bibliográfica, exploratória e Participante, contando com o envolvimento do pesquisador com o grupo investigado, no âmbito do Curso Básico de CG com professores do Ensino Médio (EM) na Crede 14. A partir da realização do Curso foi possível a geração dos dados e formulação das categorias e subcategorias de análise: transcrição das aulas, questionário estruturado (pré e pós teste) e relevância da CG para aprendizagem de Geometria, amparado por Bardin (2016). A partir da análise geração dos dados, comprovamos que o GeoGebra e as CG favorecem o ensino e a aprendizagem de Geometria e SF contribui para reflexão da FP e descobertas de SL por meio de demonstrações algébricas e geométricas. Como Produto Educacional apresentamos um Curso Básico de CG utilizando o Geogebra para professores do EM por meio de vídeo aula e Videoconferência Assíncronas (VA). Não obstante, compreendemos que esta temática precisa de mais pesquisa e que objetivamos como trabalho futuro aplicar o curso para maior quantidades de professores por meio de atividades assíncronas e síncronas baseado no PE deste mestrado.
Abstract: The teaching of geometric constructions, although it is rooted in the context of geometry, its perception in the initial and continuing education of teachers faces new challenges. Although we have made a lot of efforts, with regard to Teacher Training (PF), the initial training of mathematics teachers reflects a teacher who is more concerned with the reproduction of content and knowledge already built. We defend the use of GeoGebra software combined with Synchronous Videoconferences for the teaching of Geometric Constructions (GC) in teacher training. As a problem, we formulate the following question: does the teaching of GC through the GeoGebra Software, mediated by the teaching methodology Sequence Fedathi (SF) have impacts on the training of high school teachers? Starting from this question, we present a study on the teaching of geometric constructions for teacher training, mediated by the GeoGebra software that allows illustrating Limit Situations (SL) through the computer, and which corresponds to the questioning of statements, postulates, axioms and mathematical theorems. Regarding the methodological basis, we chose to work with Didactic Engineering (DE) as research planning and the Fedathi Sequence (SF). We also use Pedagogical Engineering in the design of the Educational Product (EP). We developed a basic research with a Qualitative and Quantitative approach with a structured questionnaire. It is a descriptive research, in which it describes characteristics of a population or phenomenon. As for the objectives, Bibliographic, Exploratory and Participant, with the involvement of the researcher with the investigated group, within the scope of the Basic Course of GC with teachers of High School (EM) at Crede 14. From the completion of the Course, it was possible to generate of data and formulation of categories and subcategories of analysis: transcription of classes, structured questionnaire (pre and post test) and relevance of GC for learning Geometry, supported by Bardin (2016). From the analysis of data generation, we proved that GeoGebra and GC favor the teaching and learning of Geometry and SF contributes to PF reflection and SL discoveries through algebraic and geometric demonstrations. As an Educational Product, we present a Basic Course on CG using Geogebra for EM teachers through video lessons and Asynchronous Videoconferencing (AV). Nevertheless, we understand that this theme needs more research and that we aim as a future work to apply the course to a greater number of professors through asynchronous and synchronous activities based on the EP of this master's degree.
Descrição: Acompanha produto educacional: "Curso básico de construções geométricas utilizando o Geogebra por meio de videoconferência síncrona na formação de professores do ensino médio (produto educacional".
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69638
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_fanascimento.pdfDissertação9,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2022_pe_fanascimento.pdfProduto educacional1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.