Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69574
Tipo: TCC
Título: Mídias digitais associadas ao ensino de Engenharia de Alimentos: análise do podcast Engenharia de Quê
Autor(es): Santos, Thaísa Valéria Carvalho dos
Orientador: Eça, Kaliana Sitonio
Palavras-chave: Engenharia de Alimentos;Podcast;Perfil profissional;Habilidades;Ferramentas de mídias
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: SANTOS, Thaísa Valéria Carvalho dos. Mídias digitais associadas ao ensino de Engenharia de Alimentos: análise do podcast Engenharia de Quê. 2022. 58 f. TCC (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esse trabalho se trata de uma análise do uso da ferramenta de mídia podcast aplicada ao projeto Engenharia de Quê frente a sua aplicação associada ao ensino. A partir de informações obtidas pelo site Anchor, onde hospeda as produções feitas pelos integrantes do projeto. No processo de formação do profissional Engenheiro de Alimentos, ferramentas como mídias digitais auxiliam no processo cognitivo ao longo da graduação atuando como uma estratégia de habilidades críticas, reflexivas e criativas que contribuem para as novas tecnologias e solucionar problemas a fim de atender às demandas da sociedade. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, onde a concorrência está cada vez mais acirrada e os engenheiros precisam se adequar a este novo cenário, onde as competências e as habilidades tornam-se cada vez mais elevadas. Perante essa análise, foi possível concluir que o uso dessa ferramenta associada ao ensino promove competências técnicas (hard skills) como habilidades em gravação e edição de áudio; criação de conteúdo e estratégias de marketing; treinamentos e apresentações; possibilitou concomitante o desenvolvimento de habilidades sócio comportamentais (soft skills) como o trabalho em equipe, senso de liderança, capacidade de resolver problemas, proatividade, resolução de conflitos, capacidade analítica. Que coadjuva para a edificação do profissional Engenheiro de Alimentos.
Abstract: This work is an analysis of the use of the podcast media tool applied to the Engenharia de Quê project in relation to its application associated with teaching. Based on information obtained from the Anchor website, where it hosts the productions made by the project's members. In the process of training the professional Food Engineer, tools such as digital media help in the cognitive process throughout graduation, acting as a strategy of critical, reflective and creative skills that contribute to new technologies and solve problems in order to meet the demands of society. The job market is increasingly demanding, where competition is increasingly fierce and engineers need to adapt to this new scenario, where skills and abilities become increasingly high. In view of this analysis, it was possible to conclude that the use of this tool associated with teaching promotes technical skills (hard skills) such as audio recording and editing skills; content creation and marketing strategies; training and presentations; It also enabled the development of socio-behavioral skills (soft skills) such as teamwork, a sense of leadership, ability to solve problems, proactivity, conflict resolution, analytical capacity. That helps to build the professional Food Engineer.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69574
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE ALIMENTOS - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_tvcsantos.pdf4,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.