Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69463
Tipo: TCC
Título: A construção de espaços dialógicos no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará por meio do uso da oralidade como prática pedagógica docente no contexto do ensino remoto e do ensino presencial
Autor(es): Calista, Catarina Moreira
Orientador: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Palavras-chave: Oralidade;Diálogo;Práticas pedagógicas;Orality
Data do documento: 2022
Citação: CALISTA, Catarina Moreira. A construção de espaços dialógicos no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará por meio do uso da oralidade como prática pedagógica docente no contexto do ensino remoto e do ensino presencial. Orientadora: Adriana Leite Limaverde Gomes. 2022. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar a construção de espaços dialógicos entre professores e entre estudantes do curso de Pedagogia, por meio da oralidade, no contexto do Ensino Remoto e do Ensino Presencial, visando analisar metodologias de ensino que foram aplicadas em sala de aula com o viés de favorecer a dialogicidade para alcançar o enriquecimento e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos. A abordagem da pesquisa realizada é de caráter qualitativo, em que os sujeitos que participaram deste estudo foram três professores titulares da área da Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, os quais responderam a uma entrevista contendo sete perguntas direcionadas. Para esse propósito, em especial, foram utilizadas, como aportes teóricos, as obras de Paulo Freire que exploram uma educação libertadora, dialógica, respeitadora e esperançosa. Também, moveram-se reflexões dos livros do Rubem Alves acerca de um ensinamento que não seja voltado apenas para o repasse raso de informações, mas sim um educar que transforme e que alegra àqueles que estão passando por uma formação. Além disso, para compreender como essas mudanças que estão sendo propostas podem favorecer para a (re)construção acadêmica, social e pessoal, Vygotsky aparece como fonte primordial para entender a interação como ponto único da inserção ao meio que o sujeito está inserido. Dessa forma, após os dados serem analisados, torna-se claro que para a formação de um pedagogo, a linguagem oral é primordial para um alcance dinamizador do conhecimento. Ademais, é irrefutável que, no âmbito da Educação, o papel do docente deve ser acolhedor, plural e interdisciplinar, estimando múltiplas propostas educacionais, que envolvam a vivência e o cotidiano dos alunos com a realidade universitária, a fim de colaborar para a transformação da sala de aula e do mundo. Logo, conclui-se que a utilização da oralização como práxis pedagógica, mesmo longe da realidade de outros educadores da FACED, facilita que se forme o diálogo dentro da Universidade, com o intuito de que o(a) professor (a) proponha e execute metodologias e práticas que sejam enriquecidas para libertar os discentes de vínculos e de pensamentos bancários que prejudicam sua aprendizagem e sua organização como ser humano.
Abstract: The present work aims to investigate the construction of dialogic spaces between teachers and between students of the Pedagogy course, through orality, in the context of Remote Teaching and Classroom Teaching, aiming to analyze teaching methodologies that were applied in the classroom with the bias of favoring dialogicity to achieve enrichment and personal and social development of students. The research approach is of a qualitative nature, in which the subjects who participated in this study were three professors in the area of Pedagogy at the Federal University of Ceará, who responded to an interview containing seven directed questions. For this purpose, in particular, the works of Paulo Freire were used as theoretical contributions that explore a liberating, dialogic, respectful and hopeful education. Also, reflections from Rubem Alves' books were moved about a teaching that is not only aimed at the shallow transfer of information, but an educating that transforms and that rejoices those who are undergoing training. Furthermore, in order to understand how these changes that are being proposed can favor academic, social and personal (re)construction, Vygotsky appears as a primordial source to understand interaction as a single point of insertion into the environment in which the subject is inserted. In this way, after the data are analyzed, it becomes clear that for the formation of a pedagogue, oral language is essential for a dynamic scope of knowledge. In addition, it is undeniable that in the context of Education, the role of the teacher must be welcoming, plural and interdisciplinary, estimating multiple educational proposals that involve the experience and daily life of students with the university reality, in order to collaborate in the transformation of the classroom and the world. Therefore, it is concluded that the use of oralization as a pedagogical praxis, even far from the reality of other FACED educators, facilitates the formation of dialogue within the University, with the intention that the teacher proposes and executes methodologies and practices that are enriched to free students from bonds and banking thoughts that harm their learning and their organization as a human being.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69463
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_cmcalista.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.