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Tipo: Artigo de Evento
Título : Análise do dano por fadiga em amostras de mástique usando o Dynamic Mechanical Analyzer (DMA)
Autor : Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Little, Dallas N.
Soares, Jorge Barbosa
Palabras clave : Engenharia de transportes
Fecha de publicación : 2005
Editorial : Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citación : CASTELO BRANCO, V. T. F.; LITTLE, D. N.; SOARES, J. B. Análise do dano por fadiga em amostras de mástique usando o Dynamic Mechanical Analyzer (DMA). In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 19., 2005, Recife. Anais... Recife, 2005. p. 1-15.
Resumen en portugués brasileño: O processo de trincamento por fadiga em misturas asfálticas é um dos maiores causadores de insucessos em pavimentos. Alguns ensaios laboratoriais desenvolvidos para avaliar o comportamento de misturas asfálticas com relação a esse processo específico estão disponíveis na literatura. Os testes podem ser realizados sob várias formas de carregamento, temperaturas e frequências de aplicação de carga, geralmente apresentando diferentes resultados. Este estudo apresentou o método para análise do dano por fadiga em misturas de mastique com a utilização do Dynamic Mechanical Analyzer (DMA). A técnica mostrou-se simples e promissora devido à economia de tempo e material e a possibilidade de utilização do conceito de energia dissipada no processo (o que aproxima os resultados das propriedades do material e não da condição do ensaio). O costumeiro ponto de término para os ensaios à deformação controlada (diminuição em 50,0% do módulo dinâmico inicial da amostra) é questionado neste estudo.
Abstract: Fatigue cracking is one of the important distresses in asphalt mixtures. Several laboratory methods to analyze fatigue cracking behavior of asphalt are available in the literature. These tests are conducted under different loading conditions, temperatures and frequencies and result in different prediction of fatigue life. This study presents a method using the Dynamic Mechanical Analyzer (DMA) to analyze damage due to fatigue cracking in mastic samples. This technique is simple and can be applied to quantify fatigue life with some advantages: it is not time-consuming and requires just a small amount of material. It also uses the dissipated energy concept which approximates results based on material properties and not on test conditions. The conventional failure criteria adopted in strain controlled tests (50.0% reduction in the initial sample modulus) is questioned in the present study.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69455
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