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Tipo: Artigo de Evento
Título : Comportamento mecânico de misturas asfálticas do tipo SMA, concreto asfáltico e areia-asfalto
Autor : Onofre, Felipe Coutinho
Lopes, Manuela de Mesquita
Araújo Junior, Pedro Custódio de
Vale, Aline Colares do
Oliveira Filho, Clonilo Moreira Sindeaux de
Soares, Jorge Barbosa
Palabras clave : Engenharia de transportes
Fecha de publicación : 2008
Editorial : Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citación : SOARES, J. B. et al. Comportamento mecânico de misturas asfálticas do tipo SMA, concreto asfáltico e areia-asfalto. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 22., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2008. p. 1-12.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho apresenta uma análise laboratorial do comportamento mecânico de misturas asfálticas do tipo SMA (Stone Matrix Asphalt), CA (Concreto Asfáltico) e AAUQ (Areia Asfalto Usinada a Quente), usando o Cimento Asfáltico de Petróleo classificado por penetração como CAP 50/70. A dosagem das misturas baseou-se nas especificações Superpave do SHRP (Strategic Highway Research Program). Foram realizados ensaios de módulo complexo numa ampla faixa de freqüências e temperaturas para avaliar a viscoelasticidade das misturas. Os seguintes outros ensaios também foram realizados: módulo de resiliência, resistência à tração por compressão diametral e vida de fadiga. Os resultados indicaram as vantagens e as desvantagens de cada tipo de mistura investigada.
Abstract: This paper presents a laboratory study of the mechanical behavior of different types of hot asphalt mixtures, SMA (Stone Matrix Asphalt), Asphalt Concrete and hot mix sand asphalt. An Asphalt Cement (AC) classified by penetration as AC 50/70 was used for all mixtures. The mixtures were designed according to the Superpave procedure. In order to analyze the viscoelastic behavior of the mixtures, complex modulus tests were performed in a wide range of frequencies and temperatures. The following other tests were also performed: resilient modulus, tensile strength in diametral compression and fatigue life. The results indicate the advantages and disadvantages of each type of mixture investigated.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69437
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