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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69431
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Considerações sobre módulo resiliente e módulo dinâmico em misturas asfálticas com base na teoria da viscoelasticidade |
Autor : | Soares, Jorge Barbosa Souza, Flávio Vasconcelos de |
Palabras clave : | Engenharia de transportes |
Fecha de publicación : | 2003 |
Editorial : | Congresso Ibero-Latinoamericano do Asfalto |
Citación : | SOARES, J. B.; SOUZA, F. V. Considerações sobre módulo resiliente e módulo dinâmico em misturas asfálticas com base na teoria da viscoelasticidade. In: CONGRESSO IBERO-LATINOAMERICANO DO ASFALTO, 12., 2003, Quito. Anais... Quito, 2003. p. 1-14. |
Resumen en portugués brasileño: | É comum considerar-se o comportamento do revestimento asfáltico como elástico linear na análise de tensões e deslocamentos em pavimentos. Para tanto, geralmente considera-se o módulo de Young da mistura asfáltica igual ao módulo resiliente ou ao módulo dinâmico. Sabe-se, contudo, que os materiais asfálticos apresentam comportamento viscoelástico, ou seja, seu comportamento é dependente do tempo e da taxa de aplicação de carga (ou deslocamento). Desta forma, percebe-se que, além de não permitir uma simulação do real comportamento do pavimento ao longo do tempo, a análise elástica impossibilita uma modelagem mais realista de fenômenos importantes para a previsão de desempenho de pavimentos asfálticos, como trincamento por fadiga, deformações permanentes e recuperação de trincas. O presente estudo mostra, com base na teoria da viscoelasticidade linear, que o módulo resiliente e o módulo dinâmico não são parâmetros puramente elásticos, dado que durante esses ensaios desenvolvem-se deformações viscoelásticas. Interpreta-se por fim o efeito do uso dos referidos parâmetros na análise estrutural elástica de pavimentos asfálticos. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69431 |
Aparece en las colecciones: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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