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dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.contributor.authorSouza, Flávio Vasconcelos de-
dc.date.accessioned2022-11-23T13:44:53Z-
dc.date.available2022-11-23T13:44:53Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSOARES, J. B.; SOUZA, F. V. Considerações sobre módulo resiliente e módulo dinâmico em misturas asfálticas com base na teoria da viscoelasticidade. In: CONGRESSO IBERO-LATINOAMERICANO DO ASFALTO, 12., 2003, Quito. Anais... Quito, 2003. p. 1-14.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69431-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso Ibero-Latinoamericano do Asfaltopt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.titleConsiderações sobre módulo resiliente e módulo dinâmico em misturas asfálticas com base na teoria da viscoelasticidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrÉ comum considerar-se o comportamento do revestimento asfáltico como elástico linear na análise de tensões e deslocamentos em pavimentos. Para tanto, geralmente considera-se o módulo de Young da mistura asfáltica igual ao módulo resiliente ou ao módulo dinâmico. Sabe-se, contudo, que os materiais asfálticos apresentam comportamento viscoelástico, ou seja, seu comportamento é dependente do tempo e da taxa de aplicação de carga (ou deslocamento). Desta forma, percebe-se que, além de não permitir uma simulação do real comportamento do pavimento ao longo do tempo, a análise elástica impossibilita uma modelagem mais realista de fenômenos importantes para a previsão de desempenho de pavimentos asfálticos, como trincamento por fadiga, deformações permanentes e recuperação de trincas. O presente estudo mostra, com base na teoria da viscoelasticidade linear, que o módulo resiliente e o módulo dinâmico não são parâmetros puramente elásticos, dado que durante esses ensaios desenvolvem-se deformações viscoelásticas. Interpreta-se por fim o efeito do uso dos referidos parâmetros na análise estrutural elástica de pavimentos asfálticos.pt_BR
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