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Tipo: Artigo de Evento
Título: Considerações sobre módulo resiliente e módulo dinâmico em misturas asfálticas com base na teoria da viscoelasticidade
Autor(es): Soares, Jorge Barbosa
Souza, Flávio Vasconcelos de
Palavras-chave: Engenharia de transportes
Data do documento: 2003
Instituição/Editor/Publicador: Congresso Ibero-Latinoamericano do Asfalto
Citação: SOARES, J. B.; SOUZA, F. V. Considerações sobre módulo resiliente e módulo dinâmico em misturas asfálticas com base na teoria da viscoelasticidade. In: CONGRESSO IBERO-LATINOAMERICANO DO ASFALTO, 12., 2003, Quito. Anais... Quito, 2003. p. 1-14.
Resumo: É comum considerar-se o comportamento do revestimento asfáltico como elástico linear na análise de tensões e deslocamentos em pavimentos. Para tanto, geralmente considera-se o módulo de Young da mistura asfáltica igual ao módulo resiliente ou ao módulo dinâmico. Sabe-se, contudo, que os materiais asfálticos apresentam comportamento viscoelástico, ou seja, seu comportamento é dependente do tempo e da taxa de aplicação de carga (ou deslocamento). Desta forma, percebe-se que, além de não permitir uma simulação do real comportamento do pavimento ao longo do tempo, a análise elástica impossibilita uma modelagem mais realista de fenômenos importantes para a previsão de desempenho de pavimentos asfálticos, como trincamento por fadiga, deformações permanentes e recuperação de trincas. O presente estudo mostra, com base na teoria da viscoelasticidade linear, que o módulo resiliente e o módulo dinâmico não são parâmetros puramente elásticos, dado que durante esses ensaios desenvolvem-se deformações viscoelásticas. Interpreta-se por fim o efeito do uso dos referidos parâmetros na análise estrutural elástica de pavimentos asfálticos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69431
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