Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69339
Tipo: Artigo de Evento
Título: Projeto de arranjos físicos distribuídos por meio de otimização da simulação e algoritmos genéticos
Autor(es): Pitombeira Neto, Anselmo Ramalho
Gonçalves Filho, Eduardo Vila
Palavras-chave: Arranjos físicos distribuídos;Otimização da simulação;Algoritmo genético
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional
Citação: PITOMBEIRA NETO, A. R.; GONÇALVES FILHO, E. V. Projeto de arranjos físicos distribuídos por meio de otimização da simulação e algoritmos genéticos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 39., 2007, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2007. p. 2472-2482.
Resumo: O objetivo deste artigo é propor um procedimento para o projeto de arranjos físicos distribuídos por meio de otimização da simulação com o uso de algoritmos genéticos. Formula-se inicialmente o projeto de arranjo físico distribuído como um problema quadrático de alocação (QAP). Constrói-se então um modelo de simulação parametrizado, de forma que a função objetivo calculada em cada solução factível seja a estimativa do inventário médio em processo, o qual é obtido como resultado da simulação. Utiliza-se um algoritmo genético para a evolução das soluções, de forma a gerar boas soluções para o problema. O método é aplicado a um problema teste, com o objetivo de verificação e experimentação. Conclui-se, por fim, que a otimização da simulação permite gerar arranjos físicos distribuídos com considerável ganho de desempenho em termos de inventário em processo.
Abstract: The objective of this paper is to present a procedure for the design of distributed layouts via simulation optimization and genetic algorithms. The design problem is initially formulated as a quadratic assignment problem (QAP). Then, a simulation model is built, so that the estimated mean work-in-process, obtained as an output of the simulation, is assigned to the value of the objective function at each feasible solution. A genetic algorithm is used so as to guide the search, yielding good solutions. The method is applied to a toy problem, with the aim of verification and experimentation. Finally, it is concluded that simulation optimization is able to generate distributed layouts with considerable improvements in terms of work-in-process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69339
Aparece nas coleções:DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_eve_arpitombeiraneto.pdf114,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.