Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69223
Tipo: TCC
Título: El realismo mágico como expresión de lo femenino en la obra La casa de los espíritus, de Isabel Allende
Autor(es): Marques, Guadalupe Macêdo
Orientador: Lima, Beatriz Furtado Alencar
Palavras-chave: Realismo mágico;Femenino;La casa de los espíritus;Isabel Allende;Feminino;Magic realism
Data do documento: 2022
Citação: MARQUES, Guadalupe Macêdo. El realismo mágico como expresión de lo femenino en la obra La casa de los espíritus, de Isabel Allende. Orientadora: Beatriz Furtado Alencar Lima. 2022. 48 f. TCC (Graduação em Letras Espanhol) - Curso de Graduação em Letras Espanhol, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O Realismo Mágico é uma expressão artística e literária que tem como principal característica a mescla entre elementos considerados estranhos e a realidade. Sua forte presença nas produções literárias da América Latina no século XX o torna próprio da literatura dessa região, em um período em que muitos autores alcançaram sucesso com seus escritos. Em um cenário literário marcadamente masculino, a escritora chilena Isabel Allende se destaca com sua primeira obra, A casa dos espíritos (1982), fortemente marcada por elementos próprios do Realismo Mágico, o que faz dessa novela um clássico dessa expressão. Tendo isso em conta, esse trabalho objetivou analisar como o Realismo Mágico está presente nas protagonistas da novela, de modo a expressar o feminino na obra. Para alcançar esse objetivo, adotou-se como corpus teórico fragmentos do livro mencionado, de modo a identificar a recorrência de traços mágicos e como eles expressam a função que exerce cada uma das protagonistas na narrativa, além obras de pesquisadores, como O Realismo Maravilhoso, de Irlemar Chiamp y La casa de los espíritus de Isabel Allende – guía de lectura y estudio, de Juan Navasa y Emilio Dasí. Para a realização desse estudo, de caráter qualitativo, elaborou-se uma tabela para sistematizar a maneira como os elementos mágicos estão relacionados a essas personagens. Após a sistematização, foi possível identificar que os traços mágicos nessas mulheres se manifestam de dois modos: físicos ou psicológicos, expressando os diferentes tipos de resistência que elas desempenham, seja pessoal, social ou política.
Abstract: Magical Realism is an artistic and literary expression whose main characteristic is the mixture of elements considered rare, with reality. Its presence in the literary productions of Latin America in the 20th century makes it a feature of the literature of the region, in a period in which many authors achieved success with their writings. In a markedly masculine literary scene, the Chilean writer Isabel Allende stands out with her first work, The House of the Spirits (1982), wisch strongly marked by elements of Magical Realism, which makes this novel a classic of that expression. Taking this into account, this work aimed to analyze the way in which Magical Realism is a presence in the novel's protagonists, in order to express the feminine in the work. To achieve the objective, fragments of the aforementioned book were adopted as a theoretical body, in order to identify the recurrence of magical traits and how they express the function that each of the protagonists exercises in the narrative, in addition to the works of researchers, such as The Marvelous Realism, by Irlemar Chiamp and The House of the Spirits by Isabel Allende – reading and study guide, by Juan Navasa and Emilio Dasí. To carry out this study, of a qualitative nature, a table was drawn up to systematize the way in which these elements are related to the female characters of the work. After systematization, it can be identified that the characteristic traits of Magical Realism in these women are manifested in two ways: physical or psychologically, expressing the different types of resistance that they carry out, be it personal, social or political.
Resumen: El Realismo Mágico es una expresión artística y literaria que tiene como principal característica la mezcla de elementos considerados raros, con la realidad. Su presencia en las producciones literarias de Latinoamérica en el siglo XX lo convierte en un rasgo de la literatura de esa región, en un período en que muchos autores lograron éxito con sus escrituras. En un escenario literario marcadamente masculino, la escritora chilena Isabel Allende se destaca con su primera obra, La casa de los espíritus (1982), fuertemente señalada por elementos propios del Realismo Mágico, lo que convierte esa novela en un clásico de esa expresión. Teniendo esto en cuenta, ese trabajo objetivó analizar la forma como el Realismo Mágico está presente en las protagonistas de la novela, de modo a expresar lo femenino en la obra. Para alcanzar el objetivo, se adoptó como corpus teórico fragmentos del libro mencionado, de modo a identificar la recurrencia de los trazos mágicos y como ellos expresan la función que ejerce cada una de las protagonistas en la narrativa, además de las obras de investigadores, como O Realismo Maravilhoso, de Irlemar Chiamp y La casa de los espíritus de Isabel Allende – guía de lectura y estudio, de Juan Navasa y Emilio Dasí. Para la realización de ese estudio, de carácter cualitativo, se elaboró una tabla para sistematizar el modo como esos elementos están relacionados a los personajes femeninos de la obra. Tras la sistematización, se puede identificar que los trazos característicos del Realismo Mágico en esas mujeres se manifiestan de dos modos: físicos y/o psicológicos, expresando los diferentes tipos de resistencia que ellas desempeñan, sea personal, social o política.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69223
Aparece nas coleções:LETRAS - ESPANHOL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_gmmarques.pdfTrabalho de Conclusão de Curso da aluna Guadalupe Macêdo Marques.909,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.