Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69217
Type: Dissertação
Title: Telemeios: ferramentas interativas para o Ensino a Distância ancoradas na Sequência Fedathi
Authors: Silva, André Santos
Advisor: Torres, Antônia Lis de Maria Martins
Co-advisor: Borges Neto, Hermínio
Keywords: TeleMeios;Ambiente virtual de ensino;Sequência Fedathi;Educação;Virtual teaching environment;Education
Issue Date: 2022
Citation: SILVA, André Santos. Telemeios: ferramentas interativas para o Ensino a Distância ancoradas na Sequência Fedathi. Orientadora: Antônia Lis de Maria Martins Torres. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: Analisa o software TeleMeios, com suporte no seu histórico - estado de sua última versão - no seu desenvolvimento e perspectivas, tendo em vista as potencialidades técnico-pedagógicas deste ambiente para a Educação. A investigação foi classificada como descritiva e a Sequência Fedathi foi utilizada como metodologia de pesquisa no desenvolvimento da Dissertação ora sustentada. Como resultados, o TeleMeios foi observado como Ambiente Virtual de Ensino propício à vivência de situações de ensino e aprendizagem virtuais síncronas, com mediação na metodologia de ensino Sequência Fedathi. Em tais circunstâncias, o professor, em meio a uma sala de aula ampliada, medeia a constituição colaborativa do conhecimento discente, acompanhando e intervindo, quando necessário, na realização das atividades propostas. Além disso, foi obtida uma versão do TeleMeios atualizada, validada e homologada para ser executada em Sistema Operacional Windows, capaz de ser integrada ao sistema de gerenciamento de aprendizagem Moodle e ao sistema de webconferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Ainda, uma versão inicial para o Sistema Operacional Linux foi testada e homologada e o desenvolvimento de uma abordagem Peer-to-Peer foi iniciado. Como perspectivas para o desenvolvimento deste software, foram enquadradas a continuidade da implementação da arquitetura Peer-to-Peer e do recurso de compartilhamento de máquina virtual, assim como a integração deste com os demais ambientes virtuais. Por fim, destaca-se a importância do Ambiente Virtual de Ensino TeleMeios nos contextos educativos virtuais, considerando. Sobretudo, suas possibilidades técnico-pedagógicas, educativas e comunicativas na Educação em rede.
Abstract: It analyzes the TeleMeios software, supported by its history - the state of its latest version - in its development and perspectives, in view of the technical-pedagogical potential of this environment for Education. The investigation was classified as descriptive and the Fedathi Sequence was used as a research methodology in the development of the Dissertation hereby sustained. As a result, TeleMeios was observed as a Virtual Teaching Environment conducive to the experience of synchronous virtual teaching and learning situations, with mediation in the teaching methodology Sequence Fedathi. In such circumstances, the teacher, in the midst of an enlarged classroom, mediates the collaborative constitution of student knowledge, accompanying and intervening, when necessary, in carrying out the proposed activities. In addition, an updated, validated and approved version of TeleMeios was obtained to run on a Windows Operating System, capable of being integrated into the Moodle learning management system and the web conferencing system of the National Teaching and Research Network. Also, an initial version for the Linux Operating System was tested and approved and the development of a Peer-to-Peer approach was started. As perspectives for the development of this software, the continuity of the implementation of the Peer-to-Peer architecture and the resource of sharing a virtual machine were framed, as well as its integration with the other virtual environments. Finally, the importance of the TeleMeios Virtual Teaching Environment in virtual educational contexts is highlighted, considering. Above all, its technical-pedagogical, educational and communicative possibilities in Network Education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69217
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_dis_assilva.pdf2,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.