Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69194
Tipo: Tese
Título : EPT no ensino médio: institutos federais e escola unitária
Autor : Feijó, Jerciano Pinheiro
Tutor: Sousa, Antonia de Abreu
Palabras clave : Formação omnilateral;Dualidade escolar;Educação profissional;Institutos Federais de Educação;Trabalho e educação;Omnilateral formation;School duality;Professional education;Federal Institutes of Education;Work and education
Fecha de publicación : 2022
Citación : FEIJÓ, Jerciano Pinheiro. EPT no ensino médio: institutos federais e escola unitária. Orientadora: Antonia de Abreu Sousa. 2022. 120 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O modelo de educação dominante está diretamente associado à realidade econômica, social, histórica e cultural de dada sociedade. No Brasil não é diferente, principalmente no campo econômico, o país foi fortemente influenciado pelas transformações ocorridas em escala global. Essas mudanças têm impactado os processos educativos. Desta forma, alicerçado em um trabalho de revisão bibliográfica, através de leituras, reflexões e produção textual referenciado em MARX (1985), GRAMSCI (1991), NOSELLA (1997), FRIGOTTO (1993) entre outros, Leis e Decretos sobre a EPT, e empírico a partir da análise do modelo de organização dos IF’S tendo por referência o Campus Caucaia do IFCE e das escolas estaduais do Estado do Ceará, esse estudo pretende analisar os parâmetros organizacionais dos Institutos Federais a luz da escola unitária de Antônio Gramsci, de forma a debater como princípio educativo a cultura geral, científica do patrimônio cultural da humanidade, bem como da compreensão objetiva e crítica da realidade, associado ao desenvolvimento físico, isto é, uma formação omnilateral. Apontando, como hipótese, o caminho para construção de um sistema escolar único, tendo por referência os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para alcançar este objetivo trilharemos o caminho histórico da Educação Profissional no país, desenvolvendo análise referenciada no pensamento marxista-gramsciano, buscando identificar as influências que se manifestam nos processos formativos na EPT. Assim, podemos constatar que assumindo o pensamento gramsciano, é de dentro da sociedade capitalista que surgirá o novo, a luta de classes só acaba quando estas não mais existirem, portanto, há a possibilidade de construir uma nova hegemonia e levar o Estado a realizar uma escola omnilateral, para isso, é necessário mudar a conjuntura hegemônica do país. Gramsci apontava o papel do partido como vanguarda revolucionária, hoje, concluímos ser possível afirmar que pela abrangência da escola que alcança todos os rincões do país bem como a absoluta maioria dos jovens, posto que caminhamos para universalização da educação básica, uma rede escolar federalizada e desenvolvida aos moldes estruturais dos IF’s, e que mantenha o princípio educativo omnilateral poderá ser esse bastião que nos elevará a um novo patamar social.
Abstract: The dominant education model is directly associated with the economic, social, historical and cultural reality of the given society. It is no different, especially in the economic field, the country was influenced by the transformations that took place on a global scale. These changes have an impact on educational processes. In this way, based on a work of bibliographic review, through readings, reflections and textual production referenced in MARX (1985), GRAMSCI (1991), NOSELLA (1997), FRIGOTTO (1993) among others, Laws and Decrees on EPT, and empirical from the analysis of the organizational model of the IF'S having as reference the Campus Caucaia of the IFCE and of the state schools of the State of Ceará, this study intends to analyze the organizational parameters of the Federal Institutes in the light of the unitary school of Antônio Gramsci, in a way to debate as an educational principle the general, scientific culture of the cultural heritage of humanity, as well as the objective and critical understanding of reality, associated with physical development, that is, an omnilateral formation. Pointing, as a hypothesis, the way to build a single school system, having as reference the Federal Institutes of Education, Science and Technology. To achieve this objective, we will follow the historical path of Vocational Education in the country, developing an analysis based on MarxistGramscian thought, seeking to identify the influences that are manifested in the formative processes in EPT. Thus, we can see that assuming Gramscian thought, it is from within capitalist society that the new will emerge, the class struggle only ends when they no longer exist, therefore, there is the possibility of building a new hegemony and leading the State to carry out a omnilateral school, for that, it is necessary to change the hegemonic conjuncture of the country. Gramsci pointed out the role of the party as a revolutionary vanguard, today, we conclude that it is possible to say that due to the scope of the school that reaches all corners of the country as well as the absolute majority of young people, since we are moving towards universalization of basic education, a federalized school network and developed along the structural lines of the IF's, and that maintains the omnilateral educational principle, could be this bastion that will elevate us to a new social level.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69194
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tese_jpfeijo.pdf941,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.